Ministério da Saúde e UFG criam Programa Educacional em Saúde Digital

  • por

O Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), criou o Programa Educacional em Saúde Digital com o objetivo de promover a qualificação dos trabalhadores da saúde que utilizam a Tecnologia da Informação e Comunicação em Saúde na gestão e/ou atenção aos usuários do SUS. A Estratégia passa pela disponibilização e uso de informações de qualidade sobre os diferentes procedimentos e esferas do sistema brasileiro de saúde – de prontuários eletrônicos de pacientes a estrutura hospitalar.

Com intuito de colaborar com a implementação dessa Estratégia, o Ministério da Saúde firmou convênio com a UFG para buscar atender a necessidade de sensibilizar e preparar os profissionais e gestores do sistema de saúde brasileiro para a implementação da Saúde Digital no Brasil, em particular para o uso da Rede Nacional de Dados em Saúde a partir do reconhecimento de seus princípios, benefícios, da confiança e segurança para a sua utilização.

A capacitação dos trabalhadores do SUS foi iniciada com a oferta de microcursos autoinstrucionais, na modalidade Educação à Distância (EAD), disponibilizados na Plataforma Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e que adotam a abordagem da microaprendizagem (microlearning). O público-alvo dos microcursos são gestores municipais e estaduais de saúde; profissionais de saúde de nível médio ou superior, preferencialmente aqueles que compõem as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e utilizam prontuário eletrônico para os registros da informação em saúde; profissionais da tecnologia da informação e demais interessados no tema.

Atualmente são 9 Microcursos com matrículas abertas. Confira:

Microcurso 1 – Trajetória da Saúde Digital no Brasil.https://www.unasus.gov.br/cursos/curso/46201

Microcurso 2 – Rede Nacional de Dados em Saúde: o que precisamos saber? https://www.unasus.gov.br/cursos/curso/46202

Microcurso 3 –Segurança e ética no compartilhamento de dados pessoais de saúde https://www.unasus.gov.br/cursos/curso/46202

Microcurso 5 – Governança em Saúde Digital no Mundo e no Brasil. https://www.unasus.gov.br/cursos/curso/46661

Microcurso 6 – Pensamento Computacional. https://www.unasus.gov.br/cursos/curso/46663

Microcurso 7 – Sistema de saúde brasileiro. https://www.unasus.gov.br/cursos/curso/46664

Microcurso 8 – Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino em Saúde. https://www.unasus.gov.br/cursos/curso/46665

Microcurso 9 – Engajamento do Paciente. https://www.unasus.gov.br/cursos/curso/46666

Microcurso 10 – Semiologia clínica 1. https://www.unasus.gov.br/cursos/curso/46667 

FGM e Ministério da Saúde