Vitoria!!! Censo 2020 é confirmado pelo Governo Federal.

Foi confirmado, em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (31/8) para apresentar a PLOA de 2021, que o Censo 2020 será realizado no próximo ano. Com isso, o concurso IBGE para temporários deve acontecer em 2021.
A informação foi dada durante coletiva de imprensa para explicação sobre o projeto da Lei Orçamentária Anual de 2021. O Ministério da Economia confirmou que o Censo 2020 será realizado no próximo ano.
Lembrando que informações anteriores indicavam que o governo estudava adiar o Censo outra vez. A justificativa seria devido aos efeitos do coronavírus, que podiam perdurar no próximo ano.
Porém, com o projeto de orçamento publicado, a previsão é que o concurso IBGE temporários siga o que a fundação planejava (mais informações no tópico abaixo).
A proposta orçamentária de 2021 do governo manteve os R$ 2 bilhões para o realização do Censo em 2021, foi recebida com alegria pelo movimento municipalista, tendo em vista que a ultima contagem populacional foi feita em 2010. A maior parte do valor será destinado à contratação de cerca de 200 mil trabalhadores temporários para coletar os dados. O concurso para a contratação do pessoal foi aberto em março, mas o governo suspendeu-o durante a pandemia
A previsão orçamentária representa um recuo do governo, que avaliava adiar novamente o estudo. O Censo é a maior pesquisa realizada pelo IBGE e envolve entrevistas em todos os municípios do país para traçar um retrato da população sobre a renda, educação e saúde, entre outros.
O presidente da FGM, Cunha ressalta que a decisão do Governo Federal em manter a realização do Censo em 2021 foi acertada. Em Goiás, a maioria dos municípios sobrevivem dos recursos provenientes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), e que o parâmetro de calculo do índice, é pela contagem populacional.
Fonte: FGM