Vistoria do transporte escolar inicia no dia 19 de Agosto

As vistorias dos veículos REPROVADOS ou que NÃO COMPARECERAM, poderão ser realizadas somente até 13/12/19 na sede do DETRAN/GO, devido ao encerramento do cronograma de fiscalização do Transporte Escolar
 
Os responsáveis pela frota de transporte escolar de cada município deverão encaminhar a lista de veículos a serem vistoriados para o Detran-GO pelo e-mail: [email protected]. A vistoria terá inicio no dia 19 de agosto, e o objetivo é a manutenção de medidas de segurança no transporte escolar, com a utilização de veículos em bom estado de conservação, e com os requisitos de segurança e equipamentos obrigatórios eficientes e operantes.
 
Os principais requisitos para serem considerados aptos, são:
• Ônibus e micro-ônibus: Ter no máximo 15 anos de fabricação;
• Demais veículos: Ter no máximo 15 anos de fabricação;
 
Os ônibus e micro-ônibus com 11 até 15 anos de fabricação, e demais veículos com 9 ou 10 anos, deverão ser submetidos anualmente à inspeção de segurança veicular, que será realizada em Instituição Técnica Licenciada (ITL), credenciada no Denatran, que emitirá o Laudo ou Relatório de Inspeção Veicular. As demais regras devem ser consultadas nas portarias nº 727/2018 e nº 948/2018.
Além das condições dos veículos, a qualificação dos condutores também é exigida, com cursos de atualização e aperfeiçoamento, e curso especializado de transporte de escolares. O presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), Haroldo Naves, ressalta que “a vistoria visa manter a integridade física dos alunos transportados e a prevenção de envolvimento em acidente de trânsito”.
 
 
Fonte: Assessoria de Comunicação FGM