Vinte e duas conquistas marcam o encerramento da Marcha a Brasília em favor dos municípios

Aproximadamente nove mil gestores municipais de todo o Brasil, se uniram no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), durante os dias 08 à 11 de abril mostrando a força da Marcha à Brasília em defesa dos municípios O evento é promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), com apoio da Federação Goiana de Municípios (FGM). A Marcha foi finalizada com 22 conquistas e avanços municipalistas junto à membros do poder executivo, legislativo e judiciário. O encerramento ficou por conta da leitura da carta da XXII Marcha, pelo consultor Hugo Lembeck – ex-diretor da Confederação Nacional dos Municípios e ex-prefeito de Taió (SC).
Haroldo Naves, presidente da FGM, que também é vice-presidente da CNM, marcou presença para representar os prefeitos de Goiás, e citou a importância da Marcha para os municípios e as associações participantes, e parabenizou a CNM pela organização “O evento foi bem pensado, e organizado. Graças a essa iniciativa anual, seguimos sempre em frente com as conquistas e conseguimos possibilitar uma gestão melhor aos gestores municipais”. Entre os avanços conquistados durante o movimento, há destaque para o compromisso assumido pelo ministro da economia e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, de votar PEC 391/2017, projeto que aumenta em 1% do FPM no mês de setembro; marcação da data para julgamento da liminar que impede a nova forma de distribuição do royalties; e a pretensão do ministro em repartir 70% dos recursos da cessão onerosa, e 70% dos royalties gerados através da exploração dos campos localizados na área do pré-sal. Além dessas, tiveram também, outras propostas acatadas e inclusive, citadas na carta de Hugo Lemberk.
Para o presidente da FGM, essas conquistas tornam recompensador, o apoio e esforço dos gestores municipalistas em prol dos direitos dos municípios “É gratificante saber que esse trabalho gera tantos resultados positivos. E as conquistas vão continuar, porque aqui tem gestores que se preocupam com a população, e visam fazer um bom trabalho para o município. A união de cada um, nos ajudou a realizar esse evento e graças a esse esforço, hoje temos o que comemorar”. Ressalta Haroldo Naves.
Veja a integra da Carta da Marcha
Veja aqui as propostas acatadas
Fonte: FGM com dados da CNM