Vice-presidente da FGM participa de reunião do programa Goiás Mais Competitivo e Inovador

O governador Marconi Perillo, reuniu na manhã desta segunda-feira (17/04), no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, o secretariado estadual, prefeitos e demais autoridades, para apresentar os indicadores mais recentes do Estado do Programa Goiás Mais Competitivo e Inovador (GMCI), onde mostrou as áreas que o Estado avançou. Na oportunidade a Federação Goiana de Municípios (FGM), foi representada pelo seu vice-presidente, Francisco Júnior (prefeito de Teresópolis de Goiás).
Os indicadores mais recentes do programa, apresentaram números, processados pelas consultorias CLP e Macroplan – instituições credenciadas pelo poder público para construir o Ranking Nacional de Competitividade –, antecipam que Goiás avança de forma significativa na escala de indicadores econômicos e sociais.
Foi apresentado os novos índices e posições do Estado Educação, Juventude, Renda e Infraestrutura domiciliar. Os dados foram extraídos da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2014 para 2015. Lembramos que o objetivo do programa é melhorar os indicadores sociais e econômicos que impactam a competitividade e qualidade de vida das pessoas, com destaque para os setores de educação, saúde, habitação e segurança pública.
Para o vice-presidente, Francisco Júnior, a FGM reconhece todo o trabalho que o Estado tem feito para melhorar os indicadores dos nossos municípios. O gestor, destacou sobre dois indicadores que mostraram resultados expressivos que foi da educação, onde Goiás avançou da 13° para a 10° posição no ranking nacional. E também no indicador de pobreza, que apesar da renda ter caído e o desemprego subido significativamente no país entre 2014 e 2015. Goiás teve o terceiro menor no índice de pobreza, subindo de 5º para 4º lugar no índice no indicador de pobreza.
Após a reunião o secretário, Joaquim Mesquita, destacou que o governador Marconi teve uma visão de futuro e inovadora quando resolveu estruturar o programa Goiás Mais Competitivo e Inovador.
Texto e fotos: Amanda Sulino