Usuários do SUS ganham 13 novos serviços prestados por profissionais de educação física

No começo deste mês de março, começa a valer na prática a Portaria nº 15 do Ministério da Saúde que amplia de 32 para 45 as funções que os profissionais de educação física podem exercer nas equipes de Atenção Primária à Saúde (APS).

A ampliação no espectro de funções que os educadores físicos podem exercer nas equipes de atendimento de saúde pública é consequência do cumprimento de um rito formal pela Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, do Ministério.  Isso representa o fortalecimento, no Sistema Único de Saúde (SUS), da atividade física como política pública cujo objetivo é a promoção da saúde e a preservação do bem-estar dos brasileiros.

São as mudanças nos atributos de atividades do Sistema de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais (SIGTAP), do SUS, que permitem, de fato, a mudança nas rotinas de atendimento à população.

Cumpridas as exigências formais, os habitantes do Brasil passam a ter acesso aos seguintes serviços de saúde pública, agora prestados também por profissionais da educação física:

  1. Acolhimento diurno de paciente em Centro de Atenção Psicossocial (Caps);
  2. Atendimento individual de paciente em Caps;
  3. Atendimento em grupo de paciente em Caps;
  4. Atendimento familiar em Caps;
  5. Fortalecimento do protagonismo de usuários de Caps e seus familiares;
  6. Práticas corporais em Caps;
  7. Práticas expressivas e comunicativas em Caps;
  8. Ações de redução de danos;
  9. Ações de reabilitação psicossocial;
  10. Acompanhamento de paciente em serviço residencial terapêutico;
  11. Vigilância da situação de saúde dos trabalhadores;
  12. Atividade educativa em saúde do trabalhador;
  13. Inspeção sanitária em saúde do trabalhador.

O SIGTAP é um instrumento de gestão que permite o acompanhamento das alterações realizadas nas competências, detalha as características dos procedimentos, as compatibilidades e os relacionamentos. Por meio do sistema, profissionais de saúde e gestores conhecem as características de um procedimento: financiamento, o instrumento de registro, o serviço ou classificação e as habilitações.

Os registros devem ser feitos nas fichas do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab).

FGM e MS