Undime e Consed lançam Guia de Implementação da Base Nacional Comum Curricular

Para que as aprendizagens propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que definirá os objetivos e direitos de aprendizagem para todos os alunos da educação básica do país, de fato cheguem às salas de aula, sua implementação precisa ser planejada, com o envolvimento de todos da rede. Pensando nisso e numa maneira de apoiar os gestores municipais e estaduais na preparação do terreno para a implementação, a Undime e o Consed lançam o Guia de Implementação da BNCC.
O documento traz orientações práticas e sugestões de planos de ação, que buscam responder a dúvidas e apoiar os trabalhos que envolvem questões como por onde começar e como organizar o processo, quem envolver, como comunicar.
Para elaboração do guia, um grupo de trabalho composto por técnicos indicados pelas duas instituições conduziu a produção dos materiais, com o apoio técnico do Movimento pela Base e da Comunidade Educativa Cedac. Durante a produção, uma equipe formada por 53 coordenadores estaduais da BNCC – um representante da Undime e um do Consed por estado – avaliou a estrutura do Guia e contribuiu para a sua construção.
O trabalho em conjunto na elaboração deste Guia mostra a relevância de unir esforços também no processo de implementação nas redes: articular um regime de colaboração é um dos primeiros passos recomendados pelo Guia. Juntos, municípios e estados, ganham potencial técnico e pedagógico para planejar, acompanhar e executar as ações de implementação.
Clique aqui e conheça o Guia de Implementação da BNCC.
Acesse também a versão em pdf.
 
Fonte: Undime e Movimento pela Base