Último prazo para aderir ao Programa Educação e Família do MEC

  • por

A Federação Goiana de Municípios (FGM) alerta as secretarias de educação municipais, que os gestores têm até o final deste mês para aderir ao Programa Educação e Família e indicar as escolas de sua rede de ensino que poderão receber recursos financeiros (dentre as elegíveis).
O Ministério da Educação (MEC) recomenda que as secretarias não esperem até o fim do prazo, quanto mais cedo elas efetivarem a adesão, mais rápido as escolas recebem os recursos para realizar essa proposta de integração com as famílias. O Plano de Ação é o instrumento que organiza as atividades da escola para fomentar a participação da família, estabelecendo metas, prazos e custos das atividades que devem ser realizadas, como oficinas, cursos, palestras, visitas guiadas. Ele é o pré-requisito para o recebimento de recursos financeiros do PDDE – Educação e Família, que em 2021 totaliza R$ 16 milhões.
Adesão passo a passo
Para aderir, basta acessar o PAR4 (www.simec.mec.gov.br), clicar em “Programas do MEC” e no banner do Programa Educação e Família. A partir desses comandos, a secretaria de educação deverá aceitar o Termo de Adesão, indicar um representante para o Programa, selecionar as escolas que participarão do PDDE Educação e Família (poderão ser todas) e enviar para o MEC.
Para verificar se existem escolas da sua rede de ensino que são elegíveis, obter informações detalhadas sobre o Programa e ver o passo a passo da adesão acesse o link: http://pddeinterativo.mec.gov.br/educacao-e-familia.
Mais informações: [email protected] ou (61) 2022-8358.
Programa Educação e Família
Lançado em 2 de agosto, o Programa é voltado para as escolas públicas de educação básica e tem a finalidade de fomentar a participação da família na vida escolar do estudante e na construção do seu projeto de vida. O foco deve ser no processo de reflexão sobre o que cada estudante quer ser no futuro e no planejamento de ações para construir e alcançar esse projeto pessoal.
FGM e MEC