Último FPM de abril já disponível para os municípios

O último repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), neste mês de abril, já está disponível para as administrações locais. O montante de R$ 161.506.697,82 foi dividido entre os 246 municípios do Estado de Goiás, conforme cálculo da Federação Goiana de Municípios (FGM). O valor é 39,59% maior do que correspondente repassado em abril de 2020, o que agradou aos gestores.
A análise mensal, também realizada pela FGM, mostra que o valor repassado em abril é 45,68% maior que o transferido em abril de 2020, considerando os valores totais distribuídos aos municípios de todo o país.

O acumulado anual também apresenta um ganho na comparação com 2020. O levantamento realizado aponta um ganho nominal, em que não se considera o efeito da inflação acumulada, de 22,82%, com um superávit de mais de 6,7 bilhões.

Apesar do ganho considerável em abril, o maior, até o presente momento, em 2021, a recomendação da FGM é de cautela. O presidente da entidade, José de Sousa Cunha, ressalta o momento delicado em que nos encontramos: “o FPM não é regular ao longo do ano e apesar de alguns repasses superarem as expectativas, ainda vivemos um momento econômico delicado devido a COVID-19, e a partir de junho devemos ter as devoluções do imposto de renda, que geram queda nos repasses”, ponderou Cunha.
Na tabela abaixo é apresentado o comparativo dos valores repassados aos municípios goianos, por faixa de FPM, e o seu comparativo com o repasse feito no ano anterior:

Fonte FGM com dados do Tesouro Nacional