Troca de informações com vereadores fez parte da programação do Diálogo Municipalista

Tão importante quanto executar as políticas públicas é verificar se elas estão sendo desenvolvidas corretamente. Por esse motivo, houve na programação do Diálogo Municipalista um momento voltado aos vereadores locais.
A ideia era levar até os representantes do Poder Legislativo informações importantes para o cumprimento das obrigações constitucionais. A pauta era ampla e trazia alguns itens-chave como a previsão constitucional da função de controle efetivo e também a aprovação das contas, para efetivação da transparência.
Outro ponto importante, abordado pela consultora jurídica da entidade, Elena Garrido, foi o papel dos vereadores no movimento municipalista nacional. Garrido pontuou como “indispensável” essa participação. Ela acredita que os vereadores devem estar alinhados com a pauta prioritária para também defender a autonomia municipal.
Em função disso, também houve no encontro com os vereadores um momento para falar das principais matérias, propostas pela CNM, e que tramitam no Congresso Nacional. E ainda, questões técnicas como limites orçamentários para diárias, despesas com pessoal, despesas com o gabinete, entre outras.
Fonte: FGM com dados da CNM