Transferências correspondem a mais de 75% da receita orçamentária em 82% dos municípios brasileiros

O Tesouro Nacional divulga nesta segunda-feira (07/08) o Boletim Balanço em Foco, que traz a análise dos principais dados do Balanço do Setor Público Nacional (BSPN) referente a 2016. Entre outros dados, o documento mostra a elevada dependência de Estados e municípios em relação às transferências.
Em 81,98% dos municípios brasileiros, as transferências – tanto federais quanto estaduais – responderam por mais de 75% da receita orçamentária total no ano passado. Essa razão de dependência era inferior a 50% em apenas 1,81% deles. Entre os Estados, apenas sete recebiam transferências inferiores a 25% de sua receita orçamentária total.

O Balanço também traz o crescimento dos Benefícios Previdenciários e Assistenciais, que passaram de R$ 789 bilhões em 2015 para R$ 909 bilhões no ano passado.
Publicado anualmente pelo Tesouro, o BSPN consolida as contas da Federação Brasileira de todos os poderes e esferas. O documento contabiliza os ativos e passivos do país e apresenta as principais fontes de receita e as destinações das despesas segundo o critério “competência”.
Acesse:
Boletim Balanço em Foco
Balanço Nacional do Setor Público
Fonte: STN