“Tradição cada vez mais viva”, diz Caiado durante Romaria dos Carros de Boi em Trindade

Em mais um ato de compromisso com as tradições e demonstração de fé do povo goiano, o governador Ronaldo Caiado participou, na manhã desta quinta-feira (30/06), da Romaria dos Carros de Boi de Trindade. Ponto alto da Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno, o desfile reuniu 600 carros de boi e mais de 4 mil comitivas no Carreiródromo do município. A festividade tem a participação de trindadenses e fiéis vindos de diversas localidades de Goiás e do Brasil.

“Nós não deixaremos jamais essa nossa tradição cair por terra, cada vez estará mais viva e, enquanto governador, eu vou trabalhar para que essa tradição seja preservada e para que cada Festa em Trindade seja melhor do que a anterior”, ressaltou Caiado. O desfile dos carros de boi, que percorre trajeto entre a Igreja Matriz e o Carreiródromo, é parte do patrimônio cultural brasileiro, reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan), desde 2016.

Caiado integrou o evento paramentado e, montado na mula Estrela, juntou-se aos carreiros, cavaleiros e muladeiros que dão vida à romaria e fazem parte da história de Goiás. “Nós abrimos o estado de Goiás no casco da mula, nos carros de bois, isso tudo desenvolvendo o nosso Estado”, reconheceu. “Estou aqui encantado com as famílias que vieram dos mais distantes municípios, pessoas que vieram de outros estados e todos são unânimes em dizer que a festa está melhor”, relatou o governador. “É a festa mais linda que Trindade já assistiu”, acrescentou.

“Toda essa tradição só permanece porque há pessoas apaixonadas por essa missão”, falou o prefeito de Trindade, Marden Júnior. O gestor reconheceu o protagonismo do governador para estruturar o evento que voltou a ser presencial após dois anos de interrupção em razão da pandemia. “Vamos juntos nessa que é uma das maiores e mais organizadas festas de todos os tempos porque, dessa vez, nós temos o apoio do governador”, enalteceu.

Tradição
Carreira há mais de 20 anos, Laila Porto da Silva é moradora de Mossâmedes. “Para nós é a maior alegria que temos, depois desses dois anos que foram só tristeza de não ter vindo na nossa tradição de tantos anos”, afirmou sobre novamente pegar o caminho até Trindade com o carro de boi. “A organização esse ano está dez, está de parabéns”, avaliou. Vilmar Alves Pereira, viajou cinco dias de Firminópolis até Trindade. “Estou satisfeito e feliz. Se Deus quiser, estarei ano que vem de novo”, afirmou.

Acolhida aos Romeiros
A Festa segue até o dia 3 de julho. A prefeitura estima que 5 milhões de pessoas passem pelo evento. Os romeiros que fazem o trajeto de cerca de 18 quilômetros entre Goiânia e Trindade a pé são acolhidos no Centro de Apoio ao Romeiro da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). A barraca montada às margens da rodovia, Parque do Romeiro, oferece massagens, lanches, espaço de descanso e banheiros aos devotos.

“Hoje estamos vendo essa energia toda e, com todo cuidado e de mãos dadas, a prefeitura de Trindade e o Governo de Goiás, oferecem as melhores condições para termos a nossa famosa romaria como sendo um exemplo de boa recepção a todos que estão aqui”, reforçou o Chefe do Executivo Estadual. “Vai muito além do turismo, estamos muito felizes em colaborar”, expressou o presidente da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), Fabrício Amaral que definiu que o momento extrapola o viés econômico. “Mantém a tradição e a fé que é grandiosa”, frisou.

Estiveram presentes ao evento os deputados federais Delegado Waldir e Flávia Morais; o deputado estadual Amauri Ribeiro; o ex-prefeito de Trindade, Jânio Darrot; vereadores por Trindade; carreiros, muladeiros e cavaleiros de diversas regiões do Brasil, além de fiéis e representantes da Igreja Católica.

Fotos: Júnior Guimarães

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás