Terceira edição do MapaSAN está com inscrições abertas para municípios

Para conhecer as políticas de segurança alimentar e nutricional que são desenvolvidas nos municípios brasileiros, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) começa, nesta terça-feira (7), as pesquisas para a 3º edição do Mapeamento de Segurança Alimentar e Nutricional (MapaSAN). O questionário, que deve ser preenchido pelas prefeituras, tem o papel de conhecer as diferentes realidades, como se o município incentiva a realização de feiras livres, por exemplo.
A ideia é aperfeiçoar as ações realizadas na área de segurança alimentar nos municípios, como informa o coordenador-geral de apoio à implantação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) do MDS, Élcio Magalhães. “O MapaSAN é uma pesquisa nacional que busca saber quais são as ações de segurança alimentar desenvolvidas nos municípios, se existe um Conselho e uma Câmara Intersetorial, além de políticas e equipamentos, como atividade de educação alimentar, uma cozinha comunitária ou um banco de alimentos, por exemplo”.
O Mapeamento de Segurança Alimentar e Nutricional é realizado nos Estados, municípios e no Distrito Federal. Agora, nesta etapa, o questionário será respondido apenas pelos municípios.
Élcio Magalhães explica que o MapaSAN mostra também a situação das políticas que existem para a garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada.  “Com os dados, temos a possibilidade de conhecer a realidade dos municípios. Também serve como um diagnóstico e orienta não só as ações do MDS, mas dos diferentes ministérios que compõem a política de segurança alimentar.”
MapaSAN – Lançado em 2014, o Mapeamento de Segurança Alimentar e Nutricional é uma ferramenta de pesquisa bienal de informações sobre a gestão do Sistema e da Política de Segurança Alimentar e Nutricional nos estados e municípios.
O prazo para o preenchimento vai até o dia 22 de setembro no endereço https://aplicacoes.mds.gov.br/sagicenso/mapasan2018/index.php
 
Fonte: MDS