SUS ampliará triagem de doenças diagnosticadas no “teste do pezinho”

Nesta quarta-feira (26), o governo federal sancionou a lei para ampliar a triagem realizada já no início da vida que pode incluir até 50 doenças no teste do pezinho. Até então, o procedimento detectava apenas seis doenças nos exames realizados pelo SUS. Com a nova lei, serão incluídas até 50 enfermidades e condições hereditárias que, caso não identificadas nos primeiros dias de vida, podem prejudicar o desenvolvimento das crianças.
Nos primeiros dias de vida, todo bebê deve fazer o teste do pezinho. É um exame simples, mas importante para diagnosticar logo cedo eventuais doenças e garantir o desenvolvimento saudável da criança. Entre as doenças que passarão a ser detectadas estão diversas doenças raras.
Mais de 80% das crianças nascidas no Brasil, fazem o teste. O SUS realizou, em média, 2,4 milhões de testes em recém-nascidos nos últimos anos. São mais de 28 mil postos espalhados pelo Brasil, entre maternidades e Unidades Básicas de Saúde (UBS).
O Ministério da Saúde editou uma portaria destinando cerca de R$ 1 bilhão para a Atenção Primária em Saúde (APS). Os recursos foram destinados aos municípios para que os gestores locais façam o atendimento a crianças com problemas nutricionais, idosos, gestantes e comunidades tradicionais.
A Federação Goiana de Munícipios ressalta a importância dessa conquista, pois a saúde é um bem primordial e quanto mais cedo identificarmos qualquer doença, mais cedo podemos trata-la.
FGM e MS