Superintendência do Banco do Brasil apresenta Programa Eficiência Municipal na FGM

O presidente Haroldo Naves, recebeu nesta terça-feira (19/09), equipe da Superintendência do Banco do Brasil e da agência de Setor Público, na sede da FGM, que na oportunidade apresentou a linha de crédito Programa Eficiência Municipal. Desde o dia 12/09 o Banco do Brasil está disponibilizando, o Programa Eficiência Municipal, uma nova solução de crédito para o setor público. A linha permite o financiamento de projetos para cinco áreas essenciais da administração pública: saúde, educação, eficiência energética, modernização da gestão e infraestrutura viária. A iniciativa permite a contratação de até R$ 2 bilhões de crédito com os municípios e foi viabilizada pela Resolução do Conselho Monetário Nacional nº 4.563, de 31 de março de 2017.
O valor máximo de contratação por operação é de R$ 5 milhões, sujeito à margem disponível no limite de crédito do município, podendo o Banco financiar até 100% do investimento a ser realizado pelo ente público.
O financiamento está disponível em duas modalidades: aquisição de bens e serviços e projetos de investimentos. Integram a primeira categoria a compra de veículos, máquinas, equipamentos e  softwares, como os utilizados para montagem de laboratórios de informática e aqueles necessários aos serviços de saúde e educação, dentre outros. Já a segunda envolve projetos que contemplam obras civis, como por exemplo as ações voltadas à melhoria de vias públicas.
O intuito da equipe do Banco é de apresentar o projeto a todos os prefeitos do Estado, e a parceria com a FGM é indispensável para isso. Apresentando o programa ao presidente da FGM, o gerente geral de agência setor público, Rui Barbosa Mesquita, a finalidade do programa é consolidar crédito para todas as áreas da gestão, mostrando as soluções para as diferentes necessidades dos municípios, em apoio ao desenvolvimento social e econômico. Segundo o gerente, a solução de crédito permite a ampliação da capacidade de investimentos da administração municipal, contribuindo para atender à crescente demanda da sociedade por melhorias na prestação dos serviços e maior eficiência na gestão pública.
 Para o presidente Haroldo Naves, a disponibilização do programa os municípios é uma ótima oportunidade de melhorar as gestões consolidar uma prestação de serviços públicos de maior qualidade e efetividade aos cidadãos.