Sete unidades de conservação são reabertas para visitação e pesquisas presenciais

A partir desta quinta-feira (20/05), O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) reabre as Unidades de Conservação Estaduais (UCs) para visitação pública e utilização para fins de pesquisas e levantamentos científicos presenciais, incluindo atividades educativas e de lazer comunitário, como caminhadas, ciclismo e visitas contemplativas. O funcionamento será realizado de forma gradual e monitorada, mediante o cumprimento dos protocolos de segurança para controle da pandemia de Covid-19.
De acordo com a portaria publicada nesta terça-feira no Diário Oficial do Estado (DOE), fica autorizada a reabertura para visitação nos parques estaduais da Serra de Caldas Novas, dos Pirineus, de Terra Ronca, Altamiro de Moura Pacheco e João Leite – unidades vizinhas que são geridas conjuntamente –, Parque Estadual Telma Ortegal, Águas do Paraíso e a Área de Relevante Interesse Ecológico Águas de São João. As demais Unidades de Conservação Estaduais permitem somente atividades devidamente autorizadas.
Segurança
Para garantir a segurança aos usuários, a secretária Andréa Vulcanis alerta para a obrigatoriedade de observância aos protocolos sanitários destinados ao controle e combate à pandemia. Entre eles, o uso obrigatório de máscara de proteção durante todo o período de permanência no interior do parque, sendo que deve cobrir toda a região do nariz e boca.
É orientado ainda o uso de álcool 70%, a ser transportado por cada usuário em recipientes individuais, manter ambientes bem ventilados, com janelas e portas abertas, sempre que possível, e a realização de limpeza e desinfecção com frequência dos ambientes, pisos, corrimãos, lixeiras, balcões, maçanetas, tomadas, torneiras, além de outros objetos de uso coletivo, como bancos.
Para que não haja transmissão direta, devem ser removidos jornais, revistas, panfletos e livros dos locais de comum acesso. Por fim, que seja mantido o distanciamento mínimo de dois metros entre bancos, cadeiras e móveis de descanso.
FGM e Semad