Seminário de Prestação de Contas Eleitorais aborda aspectos jurídicos e contábeis

O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) promove nessa terça-feira (02), o Seminário de Prestação de Contas Eleitorais – Aspectos Jurídicos e Contábeis 2022. A Federação Goiana dos Municípios (FGM) esteve presente durante o evento que reuniu diversas entidades goianas.

A presidente do CRC, Sucena Hummel, enfatizou a importância do contador no processo de prestação de contas.

“O contador tem um papel fundamental, mostrando toda a lisura e transparência do processo, principalmente da sociedade. O contador mostra para o eleitor quanto custou cada voto. Então nós estamos aqui hoje, em parceria com a OAB, mostrando aos profissionais da contabilidade as atualizações do sistema e também as atualizações da legislação”.

Natã dos Santos, superintendente executivo da FGM, representou o presidente da FGM, Haroldo Naves, e destacou a importância do seminário.

“Uma eleição se aproxima, e cada vez mais se torna importante não só conhecer os diversos candidatos e suas propostas, mas, igualmente, conhecer os instrumentos que possibilitam aferir a lisura da campanha eleitoral e a transparência dos recursos arrecadados e gastos efetuados”, disse.

Transparência à sociedade

Para Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt – Secretária de Economia, destacou que um dos valores da secretaria da economia é a transparência ativa: “o que vamos falar hoje aqui é da transparência. O candidato que for eleito precisa prestar conta à sociedade, e esse tipo de evento é importante por que nos faz lembrar que a democracia está viva e merece toda essa transparência”.

O Seminário conta também com diversas palestras, que abordam a participação feminina na política, processo de registro de candidaturas e inovações da prestação de contas e financiamento eleitoral.

FGM / Rhaissa Emanuelle