Secult lança festival inclusivo em formato digital “Procena”

Virtualmente e com vistas a alcançar um público cada vez mais distante e diverso, com início, teve início dia 07 de outubro, a 3ª edição do Festival Procena. Até o próximo dia 10, o evento leva à população em geral, e em especial aos portadores de necessidades especiais, uma programação repleta de oficinas, webinários e espetáculos artísticos.
Com apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás (FAC), o festival é voltado para a formação, promoção e visibilidade do artista com deficiência. O FAC e uma produção cada vez mais democrática, permitindo a inclusão de novos consumidores de arte e cultura. Com isso, a cena acessível em Goiás já é uma realidade cada vez mais crescente.
As limitações impostas pela pandemia de Covid-19 levou a organização a readequar completamente o formato do evento, que, este ano, traz os espetáculos gravados antes do surto da doença.  Foram adicionados, ainda, intérpretes de libras, audiodescrição e legendagem.
A grande abertura, às 19h, traz o espetáculo internacional “Dez mil seres”, da Cia Dançando com a Diferença, de Portugal. O acesso ao evento deve ser feito pelo site. Até o final de semana, passam ainda pelo palco virtual do Procena os espetáculos “die einen, die anderen – alguns outros”, da Cia Gira Dança, do Rio Grande do Norte, “Berorrokan – A origem do mundo karajá”, do Inai/ NAIBF, de Goiás e “Similitudo”, do Projeto Pés, do Distrito Federal.
As edições de 2016 e 2018 do Procena possibilitaram a produção de conhecimento em torno das temáticas e a aproximação entre os profissionais da cena inclusiva e acessível em Goiânia. O mais importante: auxiliou na problematização de políticas públicas culturais para artistas e espectadores com deficiência.
fonte: FGM com dados Secult.