Secretarias de educação têm até 22 fevereiro para aderir ao Mais Alfabetização

A Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/ MEC) prorrogou o prazo de adesão ao programa Mais Alfabetização. Com a mudança, as secretarias de educação agora têm até o dia 22 de fevereiro para realizar a adesão. O prazo anterior era 15 de fevereiro.
A adesão deve ser realizada por meio do módulo PAR do Simec (http://simec.mec.gov.br).  O MEC alerta que somente é considerada concluída a adesão quando a secretaria seleciona a opção “Enviar ao MEC”, após ter selecionado as escolas e ter cadastrado o Coordenador do Programa.
“As Secretarias de Educação que já tenham enviado a adesão ao MEC e queiram incluir escolas aptas que não tenham sido selecionadas quando do envio da adesão, poderão solicitar a inclusão dessas escolas na aba “Escolas” da adesão ao Programa no PAR/Simec até o dia 22/02/2018, quinta-feira, às 12h (meio-dia, horário de Brasília). As solicitações de inclusão passarão por validação do MEC”, informa ainda o comunicado.
Além de ter ampliado o prazo de adesão das secretarias de educação ao programa, o MEC prorrogou o prazo de adesão das escolas ao Programa Mais Alfabetização no PDDE Interativo (http://pddeinterativo.mec.gov.br/). A escolas agora têm até 23 de fevereiro para realizar a adesão. Assim como no caso das secretarias de educação, o MEC informa que somente é considerada concluída a adesão das escolas quando o diretor da escola seleciona a opção “Enviar ao MEC”.
Vale ressaltar que o PDDE Interativo está permitindo que a escola envie o plano de atendimento ao MEC sem solicitar o assistente de alfabetização. Para isso, segundo o MEC, o diretor deverá inserir o número 0 (zero) no campo “Quantidade de turmas que receberão assistência para alfabetização” e salvar.
Para as escolas que já enviaram o plano de atendimento ao MEC, o diretor poderá realizar alterações ao clicar no botão “Reabrir Plano de Atendimento”.
Apesar da prorrogação dos prazos, a orientação é para que a adesão seja realizada já nos próximos dias, para evitar que o volume de acessos simultâneos cause instabilidades nos sistemas.
Veja os municípios listados que ainda não aderiram ao programa:
1. Abadiânia
2. Adelândia
3. Aloândia
4. Americano do Brasil
5. Aruanã
6. Aurilândia
7. Brazabrantes
8. Buritinópolis
9. Cachoeira de Goiás
10. Cavalcante
11. Cristianópolis
12. Cromínia
13. Cumari
14. Davinópolis
15. Diorama
16. Divinópolis de Goiás
17. Gouvelândia
18. Itaguari
19. Itauçu
20. Ivolândia
21. Jaraguá
22. Marzagão
23. Mimoso de Goiás
24. Moiporá
25. Mozarlândia
26. Mutunópolis
27. Nazário
28. Nerópolis
29. Nova Aurora
30. Nova Veneza
31. Novo Planalto
32. Ouvidor
33. Paranaiguara
34. Perolândia
35. Piracanjuba
36. Quirinópolis
37. Santa Rita do Araguaia
38. São Miguel do Passa Quatro
39. São Patrício
40. Sítio d’Abadia
41. Taquaral de Goiás
42. Vicentinópolis
Fonte: Undime com informações do MEC