SAÚDE: O que abre e o que fecha no feriado de Tiradentes

A Federação Goiana de Municípios (FGM) informa que os hospitais da rede pública estadual funcionam em regime de plantão nesta quarta-feira (21/04) devido ao feriado de Tiradentes. A assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) será realizada normalmente nos setores de urgência e emergência.
Estarão em funcionamento os setores de urgência e emergência do Hugol, Hugo, HDT, HMI e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, localizados em Goiânia; Huapa, em Aparecida de Goiânia; Hurso, em Santa Helena de Goiás; Huana, em Anápolis; Hutrin, em Trindade; Heelj, em Pirenópolis; e Heja, em Jaraguá.
No HGG não haverá atendimento ambulatorial no feriado, retomando o serviço na quinta-feira, 22. Permanece normal, durante o feriado, o atendimento dos pacientes internados e regulados para a unidade, bem como a realização das cirurgias de urgência. No Crer, os procedimentos e os atendimentos aos pacientes internados continuam na normalidade.
Ainda em Goiânia, o Hospital de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta (HDS) funcionará normalmente, para atendimento aos pacientes que residem no local. O Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (Cremic) estará fechado. As atividades administrativas retornam na quinta-feira, 22.
Hospitais de Campanha
Os Hospitais de Campanha (HCamps), unidades referência para assistência de casos confirmados e suspeitos de Covid-19 do Governo de Goiás, não sofrerão alterações no atendimento. Os HCamps de Goiânia, Luziânia, Formosa, Jataí, São Luís de Montes Belos, Itumbiara, Porangatu e Uruaçu funcionarão sem interrupção da assistência.
Outros serviços
A Central de Orientação sobre o coronavírus (Cori) não funcionará durante o feriado e retomará os atendimentos na quinta-feira, 22, das 7h às 19h, por meio do telefone 62-3201.9300 ou pelo chatbot Vitória, que utiliza inteligência artificial e está disponível no hotsite http://www.saude.go.gov.br/coronavirus.
O Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Goiás – CIATox permanece em plantão 24 horas. O Disque Intoxicação 0800 646 4350 repassa aos profissionais de saúde e ao público em geral orientações sobre intoxicações, envenenamentos e acidentes com animais peçonhentos.
As unidades da Hemorrede Pública de Goiás não estarão abertas para atendimento ambulatorial e de doadores. A distribuição de hemocomponentes, entretanto, funciona normalmente, conforme o plantão. O funcionamento voltará ao normal na quinta-feira, das 8 às 18 horas. O agendamento de doações pode ser feito pelo telefone 088 642 0457 ou pelo site agenda.hemocentro.org.br.
O Banco de Sangue do Hugol não fará captações no dia 21, retornando ao horário normal de funcionamento na quinta-feira, 22.
Central Estadual de Medicamentos de Alto Custo (Cemac) Juarez Barbosa não funcionará no feriado, retornando ao atendimento de rotina na quinta-feira, 22.
A Gerência de Transplantes de Goiás funcionará em regime de plantão, para atender os casos de urgências para notificação, captação e distribuição de órgãos. O telefone de plantão para os profissionais de saúde acionarem a equipe de captação e viabilizarem a doação de órgãos é o 62-3201-6722.
O Laboratório de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO) funcionará normalmente para o recebimento de amostras de exames, especialmente para Covid-19.
Fonte: SES-GO