Saps promoverá webinário sobre reabertura das escolas públicas e prevenção à Covid-19

A Secretaria de Atenção Primária (Saps), do Ministério da Saúde, promoverá o webinário “Reabertura das escolas públicas e prevenção à Covid-19”, que pretende discutir a volta às aulas presenciais como um passo importante para a qualidade do ensino brasileiro – bem como a segurança dos estudantes.  O evento acontece nesta quinta-feira (2).

O encontro tem como base ações e medidas já pactuadas no âmbito do Programa Saúde na Escola (PSE). Na oportunidade, profissionais de educação, pais, estudantes e profissionais de saúde poderão aprofundar os conhecimentos sobre o tema, recordar medidas e tirar dúvidas com técnicos do Ministério.

Para auxiliar o processo de planejamento e de reabertura das escolas, o Programa Saúde na Escola adotou diversas medidas a fim de auxiliar os municípios e estados nessa temática, como a publicação do documento Orientações para Reabertura das Escolas da Rede Pública Básica de Ensino e do repasse de R$ 454,3 milhões aos municípios para auxiliá-los na reabertura das escolas de educação básica, por meio da portaria nº 1.857, de 28 de julho de 2020.

O Ministério da Educação também lançou diversos materiais sobre a temática como o Guia de Implementação de Protocolos de Retorno das Atividades Presenciais nas Escolas de Educação Básica e o Protocolo de Biossegurança para Retorno das Atividades nas Instituições Federais de Ensino.

Programação

Após a abertura, profissionais do Depros irão abordar o impacto da pandemia no Programa Saúde na Escola e medidas de prevenção à Covid-19 nesses locais. Em seguida, as recomendações do Ministério da Saúde para prevenir a transmissão do vírus em escolas. Depois, serão apresentados dados e informações sobre a infecção por Sars-Cov-2 na comunidade escolar e sobre o monitoramento do PSE no ciclo 2021/2022.

O público poderá enviar perguntas pelo chat da transmissão, que serão respondidas nos 40 minutos finais. O webinário começa às 10h e vai até 12h. Quem não conseguir acompanhar ao vivo, poderá assistir à gravação no canal do DataSUS.

FGM