Saiba mais sobre o PRODETUR programa viabiliza desenvolvimento de projetos para o turismo

O Programa Nacional de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo (PRODETUR) é um programa do Ministério do Turismo, que visa contribuir para a estruturação dos destinos turísticos brasileiros, pelo fomento ao desenvolvimento local e regional, por meio de parcerias com estados e municípios. A ideia é incorporar elementos de planejamento e gestão para qualificar as propostas locais alinhando tais iniciativas às políticas nacionais de turismo.
» Portaria que instituiu o Prodetur (nº 74 de 02 de abril de 2018)
» Diretrizes Estratégicas – Prodetur + Turismo
O programa possui, como diferencial, o apoio aos entes públicos no acesso a recursos provenientes de financiamentos nacionais e internacionais, cujos projetos estejam pautados por prévios processos de planejamento dos territórios priorizados, que objetivem diagnosticar os fatores relacionados à competitividade das áreas turísticas no mercado nacional e internacional e ao impacto econômico e social para a população local.
Marca e Selo
Ao nome PRODETUR é incorporada a marca +Turismo, originando a marca PRODETUR+Turismo que identifica e qualifica as ações priorizadas, como indutoras do desenvolvimento do turismo nacional, estruturando destinos e fortalecendo produtos e equipamentos turísticos, sendo gerador de mais empregos, mais renda e mais inclusão social, de forma sustentável.
O Selo Oficial +Turismo identifica que os planos ou projetos priorizados e, previamente analisados pelo MTur, estão alinhados com as diretrizes do Programa.
Contatos
As propostas para pleitos dos financiamentos devem ser, previamente, encaminhadas ao Ministério do Turismo, à Secretaria Nacional de Estruturação do Turismo. A versão digital deve ser encaminhada ao e-mail institucional: [email protected] (Coordenação Geral de Planejamento Territorial do Turismo).
Coordenação Geral de Planejamento Territorial do Turismo (CGPLA): (61) 2023-7291
Departamento de Ordenamento do Turismo (DEOTur): (61) 2023-7676
Secretaria Nacional de Estruturação do Turismo (SNETur): (61) 2023-7888
Benefícios e facilidades do programa
Quem pode participar?
O que é preciso para participar?
Objetivos
Objetivos Específicos
Eixos de Atuação
 
Fonte: Ministério do Turismo