Romaria do Divino Pai Eterno 2021 será realizada no formato virtual

Em formato on-line, a Romaria do Divino Pai Eterno 2021 acontecerá entre os dias 25 de junho e 04 de julho. O anúncio foi feito durante entrevista coletiva promovida pela reitoria do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, de Trindade, nesta segunda-feira (31/05).
O prefeito Marden Júnior, o governador Ronaldo Caiado, o secretário estadual da Saúde, Ismael Alexandrino e o presidente da Goiás Turismo, Fabricio Amaral, participaram da entrevista por videoconferência. O reitor do Santuário Basílica, padre João Paulo Santos, também apresentou o tema deste ano: “Pai eterno, diante de vós, somos todos irmãos”.
Durante a coletiva, padre João Paulo divulgou o formato escolhido pela igreja para o evento em que “a presença dos fieis não será permitida por conta das restrições da pandemia”. Segundo ele o público poderá acompanhar todas cerimonias por meio das redes sociais e outros meios de comunicação oficiais da igreja, como TV e rádio.
Ao longo dos 10 dias de evento, a Prefeitura de Trindade implantará seis barreiras sanitárias e educativas. Ficou estabelecida a proibição de entrada de caravanas no município. A iniciativa contará com o apoio das Secretarias de Segurança Pública e da Saúde do Estado de Goiás para orientação e fiscalização.
Também fica proibido, em Trindade, o comércio tradicional da festa como as barraquinhas e os ambulantes, além de qualquer tipo de evento aberto ao público, sejam missas, palestras, desfiles ou similares.
“Desde o primeiro momento nós nos reunimos, sempre buscando uma solução para que pudéssemos preservar a nossa história, mas de modo responsável”, diz prefeito Marden Júnior. “A prioridade é salvar vidas, por isso esse denominador comum, que é a Romaria do Divino no formato digital”, esclarece.
O governador Ronaldo Caiado, por sua vez, destacou o atual momento da pandemia de Covid-19 e pediu para que os fiéis celebrem de casa. Caiado ainda cumprimentou e agradeceu o prefeito Marden Júnior, padres João Paulo Santos e João Bosco de Deus, representantes do Santuário Basílica e da igreja Matriz de Trindade.
“Eles tiveram a sensibilidade em manter, nos últimos dias, reuniões frequentes para realmente ter a preocupação maior com a Covid-19, atentos a qual o prognóstico e qual a tendência da doença, sempre respeitando os dados da Secretaria da Saúde, e a todo momento tentando ajudar, esse é o ponto principal”, afirmou Caiado.
Para o reitor do Santuário Basílica, a dinâmica proposta lembra a celebração convencional, mas de forma remota, sendo o importante a tradição e a fé. “O virtual não pode ser entendido como oposto ao real, até porque se trata de uma modalidade diferente, mas que deseja de modo real permitir as pessoas uma experiência verdadeira de fé, junto ao Divino Pai Eterno”, conclui padre João Paulo Santos.