Roda de Capacitação FGM discutiu sobre a estruturação dos Conselhos Tutelares

A Federação Goiana de Municípios (FGM) promoveu, na terça-feira (30), a roda de capacitação com o tema: “Estruturação dos Conselhos Tutelares”. O programa recebeu representantes do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que instruíram sobre a criação, formulação e deveres dos Conselhos.

A Roda de Capacitação da FGM, nesta edição reuniu a Coordenadora Geral do de Fortalecimento de Garantias de Direitos, Alinne Duarte e o Coordenadora de Fortalecimento de Garantias de Direitos, Carlos Bastos, ambos do MMFDH. Representando a CNM, estava a responsável pela pasta de assistência social na entidade nacional, Rosângela.

As principais dúvidas que pairavam o municipalismo quanto a questão da criação e estruturação foram elucidadas no encontro. “A primeira ação tem que ser do município. Isso traz uma série de benefícios as nossas administrações. O Programa agora é transparente, essa primeira ação é feita com o prefeito, aderindo e mostrando vontade em equipar os conselhos tutelates”. afirmou Alinne Duarte.

Na reunião, também foi divulgado pelo ministério manuais para essa estruturação. Acesse os links abaixo:

1 – MANUAL PRO-DH PARA GESTORES MUNICIPAIS

2 – MANUAL INTERNO DE INSTRUCAO PROCESSUAL

3 – MANUAL DE REGISTRO FOTOGRAFICO DO CONSELHO TUTELAR

4. PASSO A PASSO USUÁRIO EXTERNO

5 – MANUAL PARA CADASTRO NO SISTEMA INTEGRADO DE GESTAO – SIG

Para conferir a Roda de Capacitação FGM: Estruturação dos Conselhos tutelares: 

Estruturação Conselhos Tutelares

FGM