Resultado preliminar do Saeb 2021 já está disponível

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, a consulta aos resultados preliminares das escolas no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021. Os diretores escolares podem verificar os dados e, se for o caso, apresentar recursos até o dia 23 de junho.

Na edição de 2021, o Inep conseguiu aplicar a avaliação para 71,27% dos alunos previstos, vale destacar que essa taxa reflete o número de estudantes presentes na escola no momento da aplicação. O número é considerado expressivo e reflete o esforço logístico e operacional de se aplicar uma avaliação da magnitude do Saeb em um cenário de pandemia. Os procedimentos devem ser realizados por meio do Sistema Saeb e as secretarias municipais e estaduais de Educação também podem acessar os resultados preliminares das escolas de suas redes no sistema.

O Inep também divulgou, de forma inédita, os resultados para as escolas que não alcançaram os 80% de participação, mas que computaram o mínimo de dez alunos avaliados. Este número está relacionado às características do teste e busca garantir que os estudantes de cada escola realizaram o conjunto completo dos itens cognitivos.

Essa divulgação inédita tem, exclusivamente, o objetivo de auxiliar na avaliação pedagógica e na gestão administrativa. A ação visa dar mais transparência aos resultados, ao mesmo tempo em que auxilia os gestores educacionais. Para consultar os dados, é necessário estar cadastrado no sistema. Os procedimentos de cadastro e acesso estão detalhados nos guias específicos, disponíveis no portal do Inep.

A previsão é que os resultados por estado e região, e a nível nacional sejam divulgados em até 90 dias, a contar da data de divulgação dos dados preliminares. No mesmo momento, todas as escolas com aplicação censitária terão acesso aos seus resultados finais por meio do Boletim da Escola, que será disponibilizado no portal do Inep. Já os municípios poderão conferir seus desempenhos por meio do Painel Educacional.

Aplicações

O Inep aplicou o Saeb 2021 em todas as unidades da Federação, entre 8 de novembro e 10 de dezembro de 2021. Ao todo, 5.320.116 estudantes realizaram a prova, e 97% das 253.404 turmas previstas para a aplicação censitária participaram. A avaliação seguiu conforme agendamento e cronograma preestabelecido.

FGM e Inep