Reajuste de benefícios pagos pelo INSS é divulgado

Os benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) serão reajustados em 10,16%. A informação consta na Portaria Interministerial MTP/ME 12/2022, a publicação trata do reajuste dos benefícios pagos pelo INSS e demais valores constantes do Regulamento da Previdência Social (RPS) e dos valores previstos na Emenda Constitucional 103/2019, que trata da aplicação das alíquotas da contribuição previdenciária.

De acordo com a Portaria, os benefícios que se referem ao caput, com a data de 1º de janeiro de 2021, serão reajustados de acordo com os percentuais indicados no Anexo I da publicação. A medida vale para as pensões especiais pagas às vítimas da síndrome da talidomida, às pessoas atingidas pela hanseníase, e ao auxílio especial mensal.

Pela publicação, a partir de 1º de janeiro de 2022, o salário de benefício e o salário de contribuição não poderão ser inferiores a R$ 1.212,00 nem superiores a R$ 7.087,22. De acordo com a publicação, a Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, o INSS e a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) adotarão as providências necessárias ao cumprimento da medida.

FGM e CNM