Publicada nota técnica sobre compostagem para resíduos sólidos orgânicos

A Nota Técnica (NT) 9/2022 trata do sistema de compostagem para resíduos sólidos orgânicos. Publicada e com acesso gratuito, a NT discorre sobre a demanda que é uma obrigação legal dos Municípios – titulares dos serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

No documento, o gestor encontrará esclarecimentos sobre o que é a compostagem, que nada mais é que um sistema de tratamento biológico de resíduos orgânicos, onde ocorre uma transformação da matéria orgânica biodegradável, tendo como produto final o composto. Também saberá mais sobre os diversos métodos e as técnicas possíveis de realizar a compostagem, seja em residências ou em grandes centrais.

O processo trata dos resíduos orgânicos, e representa uma oportunidade aos Municípios para reduzirem gastos com transporte e disposição final desses resíduos. O Município pode incentivar a compostagem doméstica, distribuir caixas e/ou bombonas para acondicionamento específico de resíduos orgânicos para a comunidade e também ter central própria.

Para ter acesso a NT, clique aqui.

FGM e CNM