Protocolo de uso do Guia Alimentar para gestantes é lançado

O Guia Alimentar para a População Brasileira é um dos documentos mais importantes já lançados pelo Ministério da Saúde, reconhecido e aclamado mundialmente. Agora foi lançado um complemento específico sobre a alimentação durante a gravidez: o Protocolo de uso do Guia Alimentar para a População Brasileira na orientação alimentar da gestante, disponível online e para download.

O objetivo é fornecer subsídios aos profissionais de saúde, para que orientem as gestantes da forma mais adequada. A má alimentação está no topo do ranking dos fatores de risco relacionados à carga global de doenças no mundo, sendo o que mais contribui para a mortalidade.

Em 2020, das gestantes acompanhadas na Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS), 51,9% apresentavam excesso de peso (que compreende o sobrepeso e a obesidade); e 76% consumiram algum alimento ultraprocessado no dia anterior da entrevista, segundo o Relatório Público do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional.

A melhoria nas condições alimentares da população pode prevenir uma em cada cinco mortes no mundo. O protocolo defende que na gestação é particularmente relevante o cuidado com a alimentação.

O consumo de uma grande variedade de alimentos in natura e minimamente processados, além da ingestão de água, é uma das principais recomendações, pois ajudam a suprir a necessidade de nutrientes fundamentais para esse evento da vida, como ferro, ácido fólico, cálcio e vitaminas A e D. A alimentação saudável durante a gravidez favorece o bom desenvolvimento fetal e a saúde e o bem-estar da gestante, além de prevenir o surgimento de agravos, como diabetes gestacional, hipertensão e ganho de peso excessivo.

Protocolo

Destinado a profissionais de saúde de nível superior, para uso no âmbito do atendimento clínico individual, o protocolo organiza a abordagem à usuária em fluxograma. Primeiro, o profissional deve preencher o formulário de marcadores de consumo alimentar do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional com as respostas coletadas da gestante no momento da consulta.

Depois, ele poderá seguir o fluxograma, priorizando as mensagens (curtas e diretas) mais importantes para a alimentação saudável daquela paciente, ou seja, as orientações são personalizadas. Além disso, também há sugestões práticas para todas as gestantes abrangendo, inclusive, a higienização de alimentos e o ambiente onde são feitas as refeições e estratégias de superação de possíveis obstáculos.

Depois, ele poderá seguir o fluxograma, com a priorização das mensagens que são mais importantes para a construção de uma alimentação mais saudável para a paciente. As recomendações estão estruturadas, inicialmente, com uma orientação principal seguida por sugestões práticas para orientar o que pode ser feito pela usuária, uma justificativa para essas orientações e, por fim, algumas estratégias de superação de possíveis obstáculos.

Para conferir o protocolo completo, clique aqui.

FGM e MS