Promovido webinário sobre uso racional do medicamento tamiflu na Atenção Primária

O Ministério da Saúde promove mais um encontro do Fórum de Debates: Temas Emergentes para Atenção Primária à Saúde (APS), com o objetivo de capacitar e qualificar desta vez, o tema do webinário é o uso racional do medicamento tamiflu pelos gestores e profissionais de saúde das equipes das unidades básicas.

O tamiflu é um remédio antiviral composto por fosfato de oseltamivir, que age impedindo a multiplicação e bloqueando as ações dos vírus da gripe influenza A e B, H1N1 e H3N2. Logo, é indicado para o tratamento ou prevenção da gripe, já que inibe que o vírus se espalhe pelo organismo, e o mais recomendado é usá-lo para casos graves ou com potencial de agravamento por contaminação de influenza A e B, preferencialmente quando há confirmação diagnóstica ou sintomas já desenvolvidos.

Atualmente, o Ministério da Saúde disponibiliza o composto em comprimidos de 30mg, 45mg e 75mg, além do zanamivir 5mg em pó, para inalação oral, eles fazem parte da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename).

A transmissão é gratuita e será feita pelo canal da Fiocruz Brasília e também pelo canal da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) no YouTube, em 23 de fevereiro às 18h30. Não é necessário fazer inscrição.

O encontro

O I Fórum de Debates: Temas Emergentes para APS é realizado pelo Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral de Formação e Provisão de Profissionais, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a UNA-SUS. Os encontros periódicos com diversos especialistas pretendem capacitar profissionais de saúde da Atenção Primária, mas é aberto a todos os interessados.

Em 2021, ocorreram sete webinários sobre diversos temas, e este é o segundo de 2022. Para assistir aos encontros anteriores, clique aqui.

FGM e Conasems-GO