Projeto Qualifica Mulher pretende capacitar o público nos Municípios para autonomia

Instituído  pela Portaria 3.175/2020 da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNPM/MMFDH), o programa trabalha a valorização dos direitos femininos.
O Projeto Piloto Qualifica Mulher tem como objetivo capacitar o público feminino para executar ações que promovam a autonomia econômica e contribuam para o desenvolvimento econômico e social nos municípios.
Os cursos de qualificação serão de orientação profissional, educação financeira e empreendedorismo. Serão disponibilizados materiais informativos, impressos ou eletrônicos, com foco na formação e qualificação da mulher. Também estão previstas campanhas e eventos de sensibilização e de formação que incentivem a criação de uma rede de apoio para a inserção da mulher no mercado de trabalho em cada município.
Serão atendidas, prioritariamente, mulheres que possuam renda mensal de até 1/2 salário mínimo e que estejam cursando ou tenham concluído o ensino fundamental e/ou que não tenham escolaridade. Em 2020, foram investidos mais de R$ 19 milhões na iniciativa, tendo beneficiado mais de 25,7 mil mulheres.
O projeto também pretende desenvolver ações que contribuam para o reconhecimento da cidadania, aumentando a capacidade de empregabilidade daquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Educação profissional e empreendedorismo será a ferramenta principal para inserção dessas mulheres no mercado de trabalho.
A adesão dos Municípios ao Projeto será voluntária, e os interessados devem mapear as necessidades do público e a capacidade de realização das oficinas, presencial ou virtual. Foi disponibilizado o e-mail [email protected] para que os Municípios tirem as dúvidas sobre como levar o projeto as suas localidades.
A Federação Goiana de Municípios (FGM) enaltece a importância de projetos como esse para que cada vez mais as mulheres estejam capacitadas para o mercado de trabalho e para empreender. “Após a pandemia foi possível observar que podemos nos capacitar no ambiente virtual e nada melhor que trazer conteúdo para as mulheres de todos os municípios, para cada vez mais se sentirem seguras para ingressar no mercado de trabalho e empreender” diz Cunha.
FGM e CNM