Projeto Experiências do Brasil Rural lança edital para selecionar novos roteiros turísticos

O projeto Experiências do Brasil Rural, com objetivo de ampliar e diversificar a oferta turística brasileira através da inserção de produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico do país, lançou edital para a segunda edição do programa. Serão selecionados oito roteiros turísticos no total – um em cada região brasileira – pertencentes às cadeias agroalimentares do café, da farinha de mandioca, do mel e/ou da cachaça. Quando classificados os roteiros contarão com apoio técnico para estruturação dos destinos e empreendimentos, bem como a comercialização de produtos e serviços.

As inscrições estarão abertas de 7 de março a 1º de abril. Para participar, basta preencher o formulário que será disponibilizado aqui e enviar os documentos solicitados. De acordo com o cronograma a fase de habilitação ocorrerá do dia 4 de abril até o dia 22 do mesmo mês. Já a fase de classificação ocorrerá entre 25 de abril e 19 de maio. A lista final dos roteiros selecionados será divulgada no dia 20 de maio de 2022.

A iniciativa é resultado da parceria entre os ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Turismo (MTur) junto à Universidade Federal Fluminense (UFF), que é a responsável pela execução das atividades.

Para participar do processo de seleção, o roteiro turístico deve estar vinculado a uma das cadeias produtivas definidas pelo projeto (café, farinha de mandioca, mel e/ou cachaça). Além de possuir ao menos dois estabelecimentos da agricultura familiar, produzindo no mínimo um produto pertencente às cadeias produtivas de interesse do projeto, com Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) válida.

Outro pré-requisito é a apresentação de declaração de órgão oficial estadual ou municipal de turismo atestando a existência e o funcionamento do roteiro turístico. Todos os empreendimentos que compõem o roteiro devem estar situados nos municípios integrantes do Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021.

Em caso de dúvidas, o candidato poderá acessar as informações no site oficial do projeto ou entrar em contato com a equipe técnica da UFF pelo e-mail [email protected].

FGM e CNM