Programa Saúde com Agente vai capacitar 200 mil profissionais em todo Brasil

Programa Saúde com Agente vai capacitar 200 mil profissionais em todo Brasil, o objetivo é formar agentes de saúde com preparação técnica para novas áreas de atuação em todo Brasil. A abertura do curso será no mês de agosto, com investimento de mais de R$ 388 milhões.

Recursos humanos são parte fundamental da eficiência e da capacidade da assistência em saúde, esse é um curso que vai ajudar a modernizar o SUS por meio da ciência, técnicas, habilidade e atitudes. As capacitações serão no formato semipresencial, com duração de 1.275 horas e, no mínimo, 10 meses.

O Programa Saúde com Agente, iniciativa do Ministério da Saúde por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), é um dos maiores programas de formação técnica na área da saúde no formato hibrido (por meio das modalidades presencial e a distância, de forma integrada) do país. O Programa foi criado em atenção as leis que ampliaram as atribuições dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias.

Saúde com Agente

O Saúde com Agente tem como objetivo a valorização dos agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania no SUS. O aperfeiçoamento da atuação desses profissionais é fundamental para prevenção de doenças e no cuidado com as pessoas, por meio da observação do dia a dia das famílias e do cotidiano das comunidades. Durante o período de seleção, encerrado em abril, mais de 236 mil agentes comunitários se inscreveram para as capacitações.

O conteúdo completo dos cursos Saúde com Agente estará disponível na internet, na plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Para acesso, basta o uso de CPF e senha cadastrados no ato da matrícula. As teleaulas também são acessíveis por meio da televisão no Canal Mais Conasems, canal de TV aberto que é de acompanhamento livre e que requer o uso de antena parabólica ou de receptor de satélite.

Durante as aulas na plataforma AVA, os alunos estarão sob o acompanhamento de tutores responsáveis por orientar o uso dos recursos on-line e também pelo esclarecimento de dúvidas. A programação do curso prevê discussões em fóruns virtuais e avaliações de desempenho dos alunos. Apesar do acesso ao conteúdo ser livre, só os matriculados terão direito a certificado de conclusão dos cursos.

FGM e MS