Programa “Saúde com Agente” já pode ser aderido por estados e municípios

As inscrições para o projeto “Saúde com Agente” começaram nesta última sexta-feira (30) e estão abertas até o dia 4 de junho, a adesão deve ser feita pelos gestores locais do Sistema Único de Saúde (SUS), representados pelos secretários de saúde municipais em exercício, diretamente no diretamente no sistema egestorab. O projeto foi criado pelo Ministério Público em parceria com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), garantindo atendimento para mais brasileiros, todos os estados, Distrito Federal e munícipios já podem aderir ao programa.
Podem participar todos que tenham em seu quadro de profissionais, Agentes Comunitários de Saúde e/ou Agentes de Combate às Endemias, ou agentes que desempenham essas atividades. O Ministério da Saúde quer aprimorar através dessa capacitação, o conhecimento dos agentes que exercem atividade fundamental na promoção da saúde da população. Os dois cursos tem como objetivo habilitar os profissionais para o desenvolvimento de um olhar mais apurado para as condições de saúde da comunidade.
O programa prevê incentivo financeiro – por parte do Fundo Nacional de Saúde (FNS) – para custeio das bolsas de preceptoria e aquisição de recursos didáticos variados (dispositivos/ferramentas com a finalidade pedagógica) necessários às atividades educacionais desenvolvidas no decorrer dos cursos. A proposta é que esses profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), tenham capacidade de interpretar as informações coletadas nas residências, fazer os devidos encaminhamentos e prestar uma orientação mais qualificada aos pacientes.
A Federação Goiana dos Municípios (FGM) destaca a importância de capacitar todos os munícipios sobre um investimento na qualidade de atendimento à população na pasta. Para se inscrever: https://egestorab.saude.gov.br/
Fonte: FGM e Ministério da Saúde