FGM participa de lançamento do Inova Export; programa inédito de apoio à exportação

  • por

O Presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), Haroldo Naves participou, na tarde desta quarta-feira (16), do lançamento do Inova Export, programa inédito de apoio à exportação para empresas de base tecnológica que estão de olho no mercado internacional. O projeto visa a elaboração de um modelo de inteligência comercial e incubação de empreendimentos inovadores com potencial exportador.

A ideia é gerar novas tecnologias ou aperfeiçoar e transferir conhecimentos para um conjunto de empresas, esse apoio técnico-científico permitirá adequar os produtos/serviços dessas empresas para atingir o mercado internacional.

Com a intenção de unir inovação, tecnologia e comércio exterior, o Inova Export tem como meta criar uma política pública voltada para internacionalização de empreendimentos de base tecnológica. A ideia é agregar inovação e tecnologia de modo a alcançar resultados positivos em médio e longo prazo.

O programa será desenvolvido em nove fases:

  1. Sensibilização e matriz de mercado;
  2. Seleção das empresas;
  3. Diagnóstico;
  4. Inteligência comercial;
  5. Estratégias e planos;
  6. Implantação, avaliação e melhorias;
  7. Registro, patentes e trâmites de exportação;
  8. Networking internacional;
  9. Preparação para comercialização por meio de rodadas de negócios e missões comerciais internacionais.

O edital de inscrição e seleção foi lançado em janeiro deste ano, quando 73 empresas tiveram a inscrição homologada e receberam capacitação de forma on-line. Para a próxima fase, 40 empresas serão selecionadas e assistidas de modo a garantir o desenvolvimento de estratégias para a prospecção de clientes.

Na oportunidade o governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado agradeceu ao Presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM), Haroldo Naves por representar todos os prefeitos dos municípios de Goiás e por ter sensibilizado a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) para liberar recursos financeiros para os municípios goianos contratarem 1 coordenador e 2 professores de reforço para as escolas.

O presidente da FGM, Haroldo Naves ressalta a importância desses programas para o desenvolvimento e qualificação não somente para as empresas, mas consequentemente para os municípios e todo o estado de Goiás.

“É extremamente enriquecedor para todos nós ver esse tipo de iniciativa sendo desenvolvida aqui, pois permite que os nossos municípios e o nosso estado seja reconhecido mundo a fora trazendo assim benefícios à longo prazo e determinação em sempre entregarmos o melhor”.

FGM