Programa AlfaMais inicia ano letivo nas escolas públicas

O Programa em Regime de Colaboração pela Criança Alfabetizada (AlfaMais), do Governo de Goiás, iniciou o ano letivo de 2022 com formação para os profissionais da Educação e vai distribuir, nas próximas semanas, materiais de apoio à Alfabetização para professores e estudantes das redes públicas de ensino em 245 municípios goianos.

Os cursos formativos do AlfaMais serão realizados ao longo de 2022, simultaneamente à execução do programa em sala de aula. A formação será dividida em quatro módulos, nas três instâncias: estadual, regional e municipal. Essa formação é toda baseada no material complementar, que vai chegar nos próximos meses em todos os municípios.

Os materiais foram elaborados pela Seduc com o objetivo de apoiar a alfabetização em sala de aula, de forma lúdica e contextual, a partir da cultura goiana, segundo a perspectiva enunciativo-discursiva.

Próximos passos do programa

O próximo passo do programa será a avaliação de fluência leitora dos estudantes do 2º ano. A avaliação deve ser aplicada em abril, para diagnosticar o nível de alfabetização das crianças. Essa será a segunda avaliação de fluência dentro do programa AlfaMais. A primeira avaliação foi realizada em setembro de 2021 com 70 mil estudantes.

FGM e SEDUC