Primeiro FPM de maio tem ganho expressivo

  • por

Foi divulgado ontem (06) pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) os valores que serão repassados aos municípios de todo o país, a propósito da primeira parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de maio, no próximo dia 10. O valor, segundo avaliação da Federação Goiana de Municípios (FGM), apresenta em ganho expressivo em relação ao mesmo período de 2020, de 69,85%, em termos nominais, que não considera a inflação no período.
Para os municípios do Estado de Goiás serão R$ 271.019.126,78, já deduzida a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O valor nacional, que será distribuído aos municípios é de R$ 5.8 bilhões.

Apesar de significativo este ganho deve ser analisado com cautela, já que a primeira parcela do mês representa mais da metade do valor total que deverá ser repassado durante todo o mês. O presidente da FGM, José de Souza Cunha, ainda alerta para o momento de incertezas em relação a pandemia que vivemos e seus efeitos na economia. “Estamos otimistas e esperamos que possamos, daqui para frente, termos sempre ganhos e boas notícias em relação a arrecadação, porém ainda estamos enfrentando esse inimigo pouco conhecido e que tem afetado nossa economia, que é a COVID-19. Cautela em relação aos gastos e despesas das administrações ainda é nossa recomendação a todos os gestores”, ponderou Cunha.

Fonte: FGM com dados da STN