Primeira reunião da Ceods de GO será nesta segunda-feira

A Comissão Estadual para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Ceods Goiás), terá sua primeira reunião será realizada às 14 horas desta segunda-feira, 10 de dezembro. O encontro ocorre no auditório Jaime Câmara do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.
Criada pelo Decreto Estadual nº 6.266, de 12 de julho de 2018, a Ceods tem como finalidade internalizar, difundir e dar transparência ao processo de implementação da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, subscrita pelo Brasil.
O presidente da Comissão é o superintendente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima) Paulo Humberto Guimarães, que conduzirá a reunião. Participarão os 16 integrantes, sendo oito do Poder Público e oito da sociedade civil. Os representantes do governo foram indicados por seis secretarias de Estado e pela administração municipal. Além da posse dos membros da Ceods, haverá discussão do regimento interno e do calendário de reuniões para 2019.
Incentivo
A Federação Goiana de Municípios (FGM), é a de que a voz dos Municípios Goianos na reunião, representados pela Assessora do Meio Ambiente da entidade, Ranna Paula.A participação tem como objetivo que sejam consideradas ações levadas a nível nacional, objetivando impactar os 17 Objetivos da Agenda 2030.
A CNM representa a administração local brasileira na Comissão Nacional para os ODS.
Os ODS são objetivos assumidos pelo Brasil e diversos países do mundo, que tratam de temas cruciais para os Municípios, como saúde, educação e assistência social.
Modelo
A Secima esclarece que compete à Comissão Estadual para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: elaborar plano de ação para a Agenda 2030; propor estratégias, instrumentos, ações e programas para concretizar os ODS; acompanhar e monitorar o desenvolvimento dos Objetivos por meio de relatórios periódicos; elaborar subsídios para discussões sobre o desenvolvimento sustentável em fóruns estaduais, nacionais e internacionais; identificar, sistematizar e divulgar boas práticas e iniciativas que colaborem para o alcance dos ODS; promover articulação com os órgãos e as entidades públicas dos Municípios para disseminação e execução dos ODS nos níveis estadual e municipal. Tal modelo pode ser replicado em outros Estados e regiões.
Faça sua inscrição na lista de transmissão no WhatsApp da CNM sobre ODS
 
Fonte: FGM em parceria com a CNM