Previdência Municipal é discutida com gestores goianos

Com auditório lotado, a FGM realizou nesta quarta-feira (17/10) o curso sobre “Previdência Própria Municipal”. Aproximadamente 100 gestores de todos os municípios do Estado participaram da capacitação e buscaram se informar sobre mudanças e as reformas da previdência municipal. Os mais diversos temas foram esclarecidos e debatidos com os gestores como: a reforma da previdência, compensação previdenciária, previdência complementar para RPPS, as perspectivas do cenário econômico para investimentos dos RPPS e questões controversas sobre aposentadoria tema esse que foi tratado com auditor do TCM.
A intenção foi de esclarecer as mais diversas dúvidas sobre a previdência, o que tem sido comum em todos os municípios. Segundo o presidente, Haroldo Naves, a preocupação da FGM é de fato levar qualificação a todos. “Através das qualificações queremos proporciona aos gestores quando encerrarem os mandatos o mínimo de dores de cabeça. E com o trabalho técnico que desempenhamos e oferecemos aqui na FGM, queremos mostrar que muitos problemas podem ser evitados, entre eles a previdência que tem um alto índice de rejeição de contas no TCM” concluiu o presidente.
O tema previdência é bem atual, gerador de dúvidas e de grandes problemas dentro das prefeituras devido a desconhecimento dos gestores. O palestrante e consultor da FGM, Marcelo Dias, abordou com todos sobre a reforma da previdência municipal e destacou que grande parte dos servidores confundem previdência com assistência social ou saúde. “Um dos maiores problemas com o nosso déficit previdenciário hoje é devido a essa confusão, onde no passado os recursos da previdência eram usados para custear despesas nessas outras áreas” pontuou o consultor.
O TCM, esteve presente também durante a capacitação, representando o presidente Joaquim de Castro, o chefe de gabinete, Rodrigo Zanzoni, ponderou sobre a importância da discussão do tema e como ele tem tomado uma dimensão que merece um olhar mais profissional por parte de todos. “O TCM hoje tem o maior volume de rejeição de contas vinculadas a questão previdenciária. Isso mostra a necessidade de discussão e informação sobre a área. Mas quero deixar claro que o Tribunal está de portas abertas a todos os municípios, para que busquem alinhamento sobre o tema, que se aproximem, queremos orientar e não rejeitar contas” conclui o representante do tribunal.
Prestigiaram o evento: Dr. José Taveira, presidente da PREVCOM, Silvio Antônio, Presidente da Associação Goiana de Previdência do Estado e dos Municípios (Agoprev), Rodrigo Zanzoni chefe de gabinete do TCM no ato represente o presidente Joaquim de Castro, Alex Hudson representante da Confederação Nacional de Municípios.