Presidentes da FGM e AGM debatem crise financeira dos municípios

Os presidentes da Federação Goiana dos Municípios (FGM), Haroldo Naves, e da Associação Goiana dos Municípios (AGM), Paulinho Rezende, debateram na manhã desta sexta-feira, 6, as principais dificuldades enfrentadas pelos prefeitos goianos diante da crise financeira vivida pelo País. Os dois foram convidados do Programa TCM Notícias, que foi transmitido na noite de sexta, às 19h30, pela TV Assembleia, através do Canal 61.2, da TV Aberta, e também pelo portal da Casa.
Segundo o presidente da AGM, que é prefeito de Hidrolândia pelo PSDB,  a falta de dinheiro está no centro de todos os problemas. “Os recursos estão diminuindo e as demandas dos municípios aumentam a cada dia. A saída para muitos prefeitos tem sido a criatividade”, acrescentou Paulinho Rezende, elogiando a iniciativa do Governo do Estado pela criação do Programa Goiás na Frente. “Neste momento de crise, foi a nossa salvação. Ou seja, programa de investimentos diretamente aos municípios, traduzindo isso em obras públicas que atendam as demandas das pessoas que vivem nos municípios”, destacou.
Já o presidente da FGM, Haroldo Naves, prefeito de Campos Verdes, pelo PMDB, relatou queixas dos prefeitos com dívidas e as dificuldades para atender demandas na saúde, transporte e área social. Segundo ele, os municípios precisam buscar alternativas para garantir o equilíbrio financeiro, compatibilizando receita com despesas, sob pena de caos que poderia inviabilizar até mesmo o pagamento de servidores.
Um ponto em comum, de acordo com os dirigentes municipalistas, é que as cidades estão perdendo receitas não apenas do ICMS, mas também do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Fonte: Assembleia Legislativa de Goiás