Presidente da FGM participa da sanção presidencial do AFM e da assinatura dos convênios do Internet para Todos em Brasília

O presidente Haroldo Naves, participou nesta segunda-feira, 12 em Brasília da  Cerimônia de Assinatura do Termo de Adesão ao Programa Internet para Todos e da Liberação do Apoio Financeiro aos Municípios (AFM) – que autoriza o repasse de R$ 2 bilhões aos Entes locais. O presidente da República, Michel Temer, se reuniu com gestores municipais e parlamentares no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).
A FGM comemora as duas medidas e destaca sobre a importância para os municípios goianos. Segundo o presidente Haroldo Naves, as duas pautas de hoje são de extrema relevância e levará melhorias para os municípios goianos. “A conquista do AFM é de extrema necessidade para auxiliar as contas municipais, as dificuldades e a crise vivida pelos nossos municípios são imensas. A frente da FGM todos os dias nos deparamos com gestores angustiados com as dificuldades financeiras. O AFM irá desafogar um pouco as nossas prefeituras, com a sanção presidencial esperamos que o apoio seja pago antes de maio. Mas devemos comemorar a garantia do AFM que foi uma bandeira municipalista” pondera.
A FGM juntamente com a Confederação Nacional de Municípios (CNM) comemoram as medidas e destaca que essas representam importantes passos para as administrações locais. No caso do AFM, a expectativa dos gestores municipais é de que o valor de R$ 2 bilhões – prometido pelo governo federal em 2017 – seja repassado aos cofres municipais o quanto antes.
Internet para Todos
Em relação ao programa “Internet para Todos”, as entidades municipalistas destacam que o acesso à internet de qualidade é uma necessidade dos Municípios por vários motivos, entre eles a promoção da transparência das contas públicas, a oferta de serviços ao cidadão através do site da prefeitura, o envio de prestações de contas da educação (Siope), da saúde (Siops) e do balanço geral (Finbra).
Para as entidades o acesso à internet de qualidade não é apenas uma necessidade das gestões municipais, mas também de toda a população que a utiliza como fonte de informação, pesquisa, educação, lazer, bem como acessa através da mesma uma série de serviços disponibilizados pelo poder público e pela iniciativa privada.
Segundo o presidente Haroldo Naves, o programa terá um impacto positivo na vida da população, além de proporcionar crescimento e desenvolvimento na economia local. “O programa tem o intuito de atingir todos os municípios interessados independente do tamanho da sua população, sempre levando o melhor a cada localidade. Queremos levar avanços tecnológicos para os municípios e essa é uma ótima oportunidade” conclui.
Para participar, os gestores devem efetuar um cadastro junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Será de responsabilidade do Município a indicação dos lugares passíveis de atendimento e a área de colocação dos equipamentos. A segurança do local onde ficará o equipamento e a energia também é de responsabilidade da prefeitura.