Presidente Cunha participa de audiência da Câmara dos Deputados sobre à Retomada de Obras em Goiás

O Presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), José de Sousa Cunha participou de audiência pública da comissão externa da Câmara dos Deputados, que acompanha as obras públicas inacabadas no Brasil, realizada nesta quarta-feira, 19 de maio. Na oportunidade, Cunha estava representando a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e pode debater sobre o tema Destrava: Avaliação do Projeto Piloto no Estado de Goiás. O Presidente destacou que a pauta é importante diante das dificuldades dos gestores de retomar obras que foram paralisadas não apenas em Goiás, mas em todo o país.
Reivindicativo, Cunha procurou levar a voz do municipalismo goiano à Bancada Federal. Um dos pontos colocados por ele no debate foi a dificuldade encontrada por prefeitos que encontram obras paralisadas ao assumir a gestão. “O país vive eleições a cada dois anos e muitas vezes o prefeito eleito têm dificuldades na transição, dificulta muito a retomada das obras, especialmente, as com recurso da União”, disse.
Na ocasião, o presidente da FGM também apresentou informações da Plataforma +Brasil. As obras paralisadas em todo país, de acordo com os dados do portal, são 1.706, representando um investimento total de cerca de R$ 25,8 bilhões. Apenas no Estado de Goiás, são 45 obras efetivamente paralisadas e recursos de R$ 205,27 milhões. Vale destacar que os números são apenas de obras sem atividade a mais de 180 dias, que é o critério considerado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para considerar uma obra paralisada.
Em fevereiro de 2020, o Comitê Executivo Nacional para Apoio à Solução das Obras Paralisadas lançou, em Goiânia (GO), o Destrava – Programa Integrado para Retomada de Obras. O programa tem o objetivo de buscar soluções para a retomada de obras paralisadas no Brasil, por meio da atuação integrada entre os órgãos de controle e o Poder Judiciário.
Confira a participação do Presidente Cunha na íntegra aqui.
FGM e CNM