Prefeitos Goianos recebem qualificação para o Censo 2020

Nesta quarta-feira, 27, a Federação Goiana de Municípios esteve realizando mais uma edição do CNM Qualifica. Desse vez gestores de diversos municípios goianos estiveram na sede da entidade no seminário sobre o Censo 2020. O evento contou com a presença do Superintendente do IBGE em Goiás, Edson Roberto Vieira; do Coordenador Operacional dos Censos, David Montero Dias; e do Técnico da CNM, Hilton Silva.
Em Goiás a expectativa é que a quantidade de habitantes ultrapasse os 7 milhões de pessoas. Isso ocasionará números expressivos nos municípios, principalmente em suas receitas com é o caso do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que leva em consideração a população de cada localidade. Para Edson Roberto, qualificações como essa é fundamental no Estado, “O Censo é um momento único, que vai apresentar a realidade de cada município por isso os gestores precisam estar atento para ter os resultados esperados”.
O  Vice Presidente da FGM, Cunha, alerta que  “O censo infelizmente é realizado a cada dez anos, isso representa um grande prejuízo aos municípios pois não demonstra a realidade. Por este motivo, salientamos e reforçamos para a participação de todos no intuito de não perderem esta oportunidade de entender o funcionamento da coleta de dados e outras dúvidas”.