Prefeitos e Prefeitas recebem boas vindas em evento da FGM

  • por

O tradicional Encontro de Prefeitos e Prefeitas Goianos realizado pela Federação Goiana de Municípios (FGM), aconteceu nesta quarta-feira, dia 27 de janeiro. O evento contou com o apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM), do Governo de Goiás e da especialista em programas de gestão pública, Megasoft. Participaram da reunião online o Presidente da FGM, Cunha; o Governador de Goiás Ronaldo Caiado; Presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Joaquim de Castro.
Representando o Governo Federal a Secretária Especial de Assuntos Federativos da Presidência da República, Deborah Arôxa, além da Líder da Bancada Federal de Goiás, Flávia Morais. A Confederação Brasileira de Municípios fez-se presente na figura de seu líder, Glademir Aroldi. Já para representar a Assembleia Legislativa de Goiás, o Deputado Virmondes Cruvinel.
Por conta da pandemia do Coronavírus, foi exigida uma reprogramação de toda a organização do encontro. O evento teve sua transmissão online por meio do aplicativo Zoom e das redes sociais da FGM, como no Facebook, Instagram e Youtube. Com mais de mil participantes entre Prefeitos e Autoridades prestigiaram o encontro online, que contou com palestras informativas e mensagens agregadoras sobre o inicio e o que esperar dos mandatos municipais.
Na sua fala inicial o Presidente da FGM, Cunha destacou o papel de cada participante para o municipalismo. “A importância dessas parcerias é na união em prol das causas municipalistas. Sempre que requeremos agenda, ou algum apoio, todas as entidades prontamente oferecem. Deixando claro a proposta de trabalho compartilhado, facilitando e elevando o nível das lutas dos munícipes. Somos gratos por poder trabalhar e entregar tanto aos entes da Federação Goiana de Municípios”.
Ronaldo Caiado agradeceu a oportunidade de falar com os Prefeitos e Prefeitas, haja visto que o distanciamento social e as problemáticas da vacinação, estão complicando este contato frequente. “Me senti alegre com o convite. Estou inteiramente a disposição, sempre que os gestores e a federação necessitar. Sei da cobrança que fazem sobre nós do executivo, e faço um alerta: se não tivermos as equipes alinhadas, nos finais do governo tudo aquilo cai sobre nossos ombros. As parcerias com nossas bancadas, na assembleia, com outros municípios nos dá condição condições de superar e avançar com as demandas que a sociedade nos exige”.

Em seu momento de fala, o Deputado Federal Flávia Moraes destacou que mesmo virtualmente, a FGM não poupou esforços para que o encontro acontecesse. “Tivemos em 2020, um ano desafiador para todos os Prefeitos, sem esquecer as eleições municipais. Foi um ano de provações, mas mesmo assim enfrentamos com louvor. […] Queria agradecer a mobilização de todos os Prefeitos nos projetos, tudo que aprovamos foi graças a uma união, essa mobilização pacífica, e organizada que a FGM traz”.
O Deputado Estadual Virmondes Cruvinel lembrou dos desafios e anseios da pasta, colocando-se como um parceiro. “Reforçamos nosso compromisso de parceria com todos os Prefeitos e Prefeitos. Fizemos nossa parte, durante a votação do orçamento fomos parceiros e coerentes com a realidade dos municípios. Estabelecemos um diálogo com o Governo do Estado, priorizamos os recursos para a área da saúde, principalmente para construção dos hospitais regionais. Estamos fazendo com que as pautas dos municípios caminhem juntas com as da Assembleia, inclusive fomentando a criação de Consórcios para que as demandas cheguem com mais forças para aprovação”.
A Secretária Especial de Assuntos Federativos da Presidência da República, Deborah Arôxa agradeceu a oportunidade e explanou de forma técnica sobre a função dos prefeitos em seus mandatos. O Presidente do TCM, Joaquim de Castro colocou a entidade em que preside à disposição dos gestores municipais. “O TCM sempre foi aliado das gestões municipais. Prefeitos, vocês possuem um aliado, com compreensão e responsabilidade”.
A Federação Goiana de Municípios investiu em aparatos tecnológicos para que a live acontecesse de forma bem-sucedida, agradecemos a todos os participantes que contribuíram de forma direta para o desenvolvimento municipalista. A FGM começa o ano com mais uma ação que une e motiva os gestores.

Fonte: Assessoria de Comunicação FGM