Prefeito Zé Garcia divulga resumo de atividades dos primeiros 120 dias de Administração em Aragoiânia

Mesmo com as dificuldades do atual cenário brasileiro o Prefeito de Aragoiânia, José Garcia de Souza, tem bom ânimo em relação aos trabalhos iniciados no município, e detalha as principais ações de suas respectivas pastas.
Secretaria Mun. De Educação

A Sec. Mun. de Educação de Aragoiânia iniciou-se o projeto da Inclusão Escolar na rede municipal de ensino, com atendimentos psicopedagógicos na sala do AEE (Atendimento Educacional Especializado) para todas as crianças que possuem laudo médico, esse atendimento é feito de forma presencial. Em média 35 crianças estão matriculadas, obedecendo os 30 % liberado pela nota técnica da secretaria da saúde estadual e municipal e o COE (Centro de Operações Emergenciais).
A secretaria Mun. de Educação em parceria com a Secretaria Mun. de Saúde, (PSE – programa saúde na escola) conta com atendimentos como Neuropediatra, Fonoaudióloga e Terapeuta Ocupacional dando prioridade as crianças autistas e síndrome genética. Portanto o projeto conta com uma equipe multidisciplinar (Psicopedagoga, terapeuta ocupacional, neuropediatra e fonoaudióloga).

A Educação está entregando a merenda escolar para todos os alunos que fizeram o cadastro junto a Secretaria. Na páscoa foram entregues também ovos de chocolate para os alunos da rede municipal de ensino. Os alunos puderam receber a merenda escolar juntamente com um ovo de chocolate, para adoçar a páscoa da criançada. Segundo a Secretária, Érica Estanislau, “mesmo com a pandemia e tomando todos os cuidados necessários a educação não mediu esforços para realizar a entrega, tentando atingir o maior número de crianças, inclusive para os alunos da zona rural, agradecemos de coração a cada servidor da educação que fez parte desse trabalho realizado”, disse.

No mês de março a Secretaria de Educação foi contemplada com um ônibus escolar pelo (FNDE) Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Segundo a Secretária Mun. de Educação, Erica Estanislau” ficamos muito felizes com esse benefício que veio para nosso município, para atender os nossos alunos em especial os nossos alunos cadeirantes dando a eles mais acessibilidade”. Já o Prefeito Zé Garcia agradeceu o Deputado Federal Glaustin da Fokus pelo empenho.
Secretaria Mun. de Assistência Social

Os Benefícios Eventuais são previstos pela Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) e oferecidos pelos municípios aos cidadãos e às suas famílias que não têm condições de arcar com o enfrentamento de situações adversas para a manutenção do cidadão e sua família, a Secretaria Mun. de Assistência Social realizou entrega de 550 cestas básicas além de enxoval, latas de leite e serviço funerário, buscando atender as famílias necessitadas.

Telecentro
A ideia do Telecentro é levar para as pessoas que não tem acesso a inclusão digital uma oportunidade de conhecer esse universo e aprimorar conhecimentos que servem para auxiliar em um ambiente profissional. (Mantendo todos os cuidados contra a COVID-19)
 
Programa Criança Feliz

A equipe do Criança Feliz faz acompanhamento e presta orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários e estimular o desenvolvimento infantil. O público alvo é formado pelas famílias com gestantes e crianças na primeira infância e que se encontram em situação de vulnerabilidade. A Equipe de Aragoiânia conta com 01 supervisora, 05 visitadoras e gera um atendimento para 150 famílias.
 
Secretaria Mun. de Saúde

Nestes primeiros meses de gestão na saúde, foram intensificados as visitas e cadastros domiciliares dos agentes de saúde cumprindo uma determinação do governo federal e estadual. No mês de maio será retomado diversas atividades do programa saúde da família, como ginástica para idosos, ginásticas para gestantes e atividade saúde da mulher.
 Confira o resumo de atendimentos:
Consulta médico PSF: 4.679
Consulta pediatra:235
Ginecologista: 261
Neuropediatra: 40
Psiquiatra:60
Ultra-sonografia:240
Consulta especializada via Regulação: 192 (várias especialidades)
Exames imagem via Regulação: 22
Tomografias Computadorizada via regulação: 34
Ressonância Magnética via Regulação: 21
Cirurgia eletiva via regulação: 29
 
Especialidades contratadas pelo município:

  • Neuro Pediatra
  • Psiquiatra
  • Pediatra
  • Ginecologia / obstetrícia
  • Radiologista
  • Protético
  • Ortopedista
  • Psicólogo
  • Assistente social
  • Fonoaudiólogo
  • Nutricionista
  • Fisioterapeuta

 
Secretaria Mun. De Obras e Secretaria De Agricultura

A Secretaria Mun. de Obras e a Secretaria de Agricultura se uniram para realizar os trabalhos de manutenção da cidade. Segundo o Prefeito Zé Garcia, ficou concluído a roçagem do Setores Bela Vista, Parque Paranaíba, St. Das Campinas e Sevilha Park, “e as máquinas estão trabalhando em ritmo acelerado para concluir a roçagem dos demais, quanto a operação tapa-buracos também está 70% concluída, está sendo finalizado o Setor Jardim Imperial”.
A Prefeitura contratou mais uma máquina motoniveladora para ajudar os trabalhos, pois as Secretarias estão trabalhando com duas frente de serviço na zona rural, com máquinas na região do Campos Dourados e da Cachoeira.
 
Secretaria Mun. de Esportes

A Secretaria de Esportes aproveitou o momento difícil que estamos vivendo para realizar manutenções nos espaços esportivos do município, assim como a reforma do gramado do Estádio Municipal. Segundo o Secretário Mun. de Esportes, Tiago Martins, “foi realizado a limpeza interna e externa da praça de esportes e do Estádio Municipal, reforma do alambrado e já estamos começando com a pintura de toda área da praça de esportes e do Estádio Municipal, como arquibancadas e muros. O Secretário ainda afirma que todo evento esportivo como campeonatos municipais e a escolinha, terá volta no segundo semestre devido a pandemia”. disse.
Ana Carolina Tavares
Assessora de Comunicação da Prefeitura de Aragoiânia