Prefeito e vice-presidente da FGM busca apoio da CNM para impulsionar turismo local

Após ser incluída no Mapa do Turismo, a pequena cidade de Terezópolis, em Goiás, ganhou fôlego para trabalhar o seu potencial turístico. Criado há pouco mais de um ano, o festival Terê Ôxente, trouxe milhares de visitantes para o Município em 2017. O prefeito da cidade e também vice-presidente da FGM, Francisco Júnior, esteve na sede da CNM para comentar sobre a iniciativa e também buscar formas de ampliar o evento.
Júnior visitou a entidade nesta terça-feira, 31 de janeiro, e foi recepcionado pela equipe Institucional. Em seguida, diante da sua demanda, direcionado para que pudesse conversar com a área técnica de Turismo. Ele já havia estado antes na sede da entidade, mas essa foi a primeira vez para tratar de uma área específica.
O prefeito comentou que o Terê Ôxente foi criado a partir de uma ideia de valorizar as raízes culturais de seus habitantes pioneiros, em sua grande parte de origem nordestina. “O objetivo era criar um festival gastronômico, que envolvesse toda a população, mas especialmente que fomentasse aquilo que é mais importante no nosso Município: a cultura”, explicou.
A primeira edição foi realizada em abril do ano passado e contou com a presença de mais de 30 mil pessoas. Como detalhou o gestor municipal, o evento serviu não apenas para promover a cultura, mas também para estimular o desenvolvimento econômico local. Ao realizar o festival, Júnior percebeu que toda a cadeia produtiva do turismo esteve envolvida: artesãos, produtores rurais, guias de turismo, restaurantes, hotéis, entre outros.
Em abril deste ano ocorrerá a segunda edição do evento e o prefeito comenta otimista: “esperamos um público acima das 30 mil pessoas no ano passado”. Além de orientações técnicas, ele busca a CNM para conseguir estreitar o diálogo com representantes dos estados do Nordeste. A expectativa é que atrações culturais nativas possam participar do evento deste ano.
Entenda
No decorrer dos últimos meses, a área técnica de Turismo vem mostrando aos gestores municipais de todo o país que a ferramenta pode auxiliar no desenvolvimento econômico local. Em 2017, por exemplo, a entidade desempenhou um trabalho de orientação para que os Municípios garantissem a sua inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro. A medida assegura um olhar do Ministério do Turismo em promover as estratégias de políticas públicas da área.
Além disso, o tema foi apresentado em vários encontros do Diálogo Municipalista. Terezópolis de Goiás foi um dos Municípios incluídos no mapa, e que agora, começa a colher os frutos das orientações da entidade.
 
Fonte: FGM com dados da CNM