Prazo para adesão ao Programa Médicos pelo Brasil termina nesta terça (21)

Os Municípios goianos da lista de elegíveis para o Programa Médicos pelo Brasil, divulgada pelo Ministério da Saúde (MS), devem manifestar interesse formalmente até às 23h59 desta terça-feira, 21 de dezembro, por meio do eGestor-AB. A demanda prevista é prover 5 mil médicos para a atenção primária à saúde em todo Brasil. Em Goiás, 213 municípios estão aptos para adesão.

Instituído pela Lei 13.958/2019, a iniciativa substituirá o Programa Mais Médicos, gradativamente, e dará continuidade à política federal de provimento de médicos em locais de difícil acesso ou de alta vulnerabilidade. Também faz parte do programa o fomento à formação de médicos especialistas em medicina de família e comunidade, no âmbito da atenção primária à saúde (APS) no Sistema Único de Saúde (SUS).

Por meio da Portaria 3.352/2021, o MS divulgou a metodologia de priorização de Municípios e de dimensionamento de vagas, além de definir a relação dos Municípios elegíveis e o quantitativo máximo de vagas no Programa Médicos pelo Brasil. Confira aqui a relação de municípios Goianos aptos para participação no Programa Médicos pelo Brasil.

Para mais detalhes de como os municípios foram escolhidos, clique aqui.

Diante disso, a Federação Goiana de Municípios (FGM) alerta os gestores municipais sobre o prazo para enviar a manifestação formal de interesse em aderir ao Programa Médicos pelo Brasil. Recomenda-se acesso ao tutorial publicado pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

FGM e CNM