Prazo para aderir ao NutriSUS termina em 25 de março

A Federação Goiana de Municípios lembra aos gestores de Saúde sobre o prazo para aderirem ao NutriSUS, programa de suplementação da alimentação infantil na Atenção Primária à Saúde, que termina em 25 de março . A iniciativa consiste na fortificação por meio de micronutrientes em pó para prevenir deficiências nutricionais e tem como objetivo reduzir os índices de anemia entre as crianças. Para aderir, basta acessar o passo a passo  e fazer o cadastro pelo sistema.

A estratégia, que antes era desenvolvida em creches públicas ou conveniadas ao Governo Federal, será aberta à toda a Atenção Primária à Saúde, tendo como público prioritário crianças de 6 a 24 meses de idade cadastradas no Programa Auxílio Brasil. Com a mudança, as famílias poderão buscar o suplemento alimentar nas Unidades Básicas de Saúde e levar para casa para que a oferta seja feita durante as refeições dos pequenos, valorizando uma alimentação adequada e saudável.

As crianças menores de dois anos de idade estão entre os grupos mais vulneráveis para a ocorrência de anemia. Esta prevalência é ainda maior na região Norte, atingindo 30,3% das crianças nesta faixa etária. Portanto, a maior região do Brasil terá prioridade.

Por esse motivo, o Ministério da Saúde decidiu pelo novo ciclo diante dos novos dados nacionais disponíveis, que mostram que a anemia é mais prevalente em determinados cenários, atingindo populações de maior vulnerabilidade e considerando a atenção primária como espaço fundamental para a prevenção e o cuidado das deficiências nutricionais.

Critérios para participação

  • Crianças de 6 a 24 meses de idade do Programa Auxílio Brasil nos municípios da região Norte do país;
  • Crianças de 6 a 24 meses de idade do Auxílio Brasil nos municípios com critério de vulnerabilidade alta e/ou muito alta, segundo Mapeamento da Insegurança Alimentar e Nutricional (Mapa InSAN) de 2018 nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul e que manifestaram interesse no NutriSUS via adesão PSE 2021/2022;
  • Crianças indígenas de 6 a 59 meses de idade dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) indicados pela Secretaria de Saúde Indígena (Sesai);

FGM e Ministério da Saúde