Prazo de vacinação contra febre aftosa e raiva herbívora é prorrogado em Goiás

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) publicaram  a Portaria 769/2021 que prorroga o prazo de vacinação contra febre aftosa e raiva herbívora em Goiás. Inicialmente o  período autorizado era de 1º a 30 de novembro, agora o pecuarista tem até 11 de dezembro para comprar vacinas e imunização do seu rebanho. O prazo para comunicar a vacinação à Agrodefesa também mudou: vai até 17 de dezembro.

A medida determina a “prorrogação da segunda etapa para declaração de rebanho e vacinação compulsórias contra a febre aftosa e raiva dos herbívoros no Estado de Goiás – Etapa novembro/2021”. O documento reforça que bovídeos com até 24 meses devem ser imunizados contra febre aftosa, enquanto bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e equídeos com até 12 meses, localizados nos 121 municípios de alto risco no Estado, devem receber a dose de proteção contra raiva herbívora. A relação destes municípios consta do Anexo I – Corrigido da Instrução Normativa 002/2017/Agrodefesa.

O motivo para a mudança do prazo, ainda segundo a Agência, é “o diagnóstico situacional realizado pela Agrodefesa de que existem falhas na distribuição de vacinas antiaftosa no Estado de Goiás e a necessidade de maior prazo para abastecimento do insumo nas revendas autorizadas, e maior prazo para os produtores realizarem a vacinação e declaração dos animais, em conjunto com a vacinação antirrábica”. A decisão foi discutida e apoiada pelo setor produtivo de Goiás e conta com parecer favorável do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

FGM e Seapa