Pioneiro, Conecta Sus é replicado em Estados e municípios

Inaugurado em 3 de dezembro de 2014 ocupando o lugar de pioneiro no país na utilização de dados e ferramentas de gestão na saúde, o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde Zilda Arns Neumann (Conecta Sus)  logo se transformou em referência para municípios, estados, para o país e com visibilidade de alcance internacional.
A partir daí, a Central recebeu nesses quase três anos de atuação 21 comitivas de 17 estados brasileiros e do Distrito Federal, visitas de quatro ministros de Estado, quatro comitivas internacionais (Burkina Faso, Canadá, Dinamarca e Moçambique) e, também, pesquisadores da França e de universidades norte-americanas, interessadas no novo e moderno sistema de gestão. O espaço é procurado também por professores universitários, estudantes, representantes de órgãos públicos e de instituições ligadas à saúde ou outras áreas.
Atualmente a equipe, comandada pelo gerente da unidade Jean Pierre, promove reuniões diárias com técnicos e supervisores da Secretaria da Saúde. O objetivo é definir novos indicadores visando melhoria na qualidade e na extensão dos serviços ofertados pelo Conecta Sus, de acordo com a gerência.
“Temos que implantar a cultura de se fazer com base em informações”, diz Jean Pierre. Ideia que, segundo ele, é transmitida aos gestores municipais que procuram a Central a fim de adotar o sistema em seus municípios. Nesses casos é sugerido ao prefeito que venha acompanhado de secretários, técnicos e outros gestores da prefeitura para treinamento de como acessar o banco de dados do Conecta Sus para melhor qualidade no atendimento e com respostas mais rápidas à população.  Várias prefeituras goianas também se encontram em fase de implantação do sistema idealizado na Secretaria da Saúde.
Nos dias 9, 10 e 11 técnicos da unidade estarão no estado do Tocantins que já se encontra em fase de implantação de uma unidade espelhada no Conecta Sus. Lá será o Integra Saúde.  O Acre, no Norte do país,  também terá em breve o próprio ambiente tecnológico a partir do exemplo e de treinamentos realizados pelos técnicos do ambiente tecnológico do Governo do Estado de Goiás.
Visitas
Em 2017, a unidade goiana já recebeu a visita do ministro da Saúde, Ricardo Barros, do ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, e da advogada-geral da União, Grace Mendonça. Osmar Terra pretende ter como referência o Conecta Sus para implantar um centro nacional de monitoramento de dados para o programa Criança Feliz, voltado para o fortalecimento de políticas públicas para a primeira infância.
Na primeira semana de agosto profissionais da Secretaria da Saúde de Jovinville (SC) e gestores de Tecnologia da Informação da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina vieram à Goiás para visita técnica ao Conecta Sus, interessados em conhecer a estrutura e os indicadores de saúde levantados pela unidade goiana. Em resposta à solicitação, equipe da Central prepara protocolos de cooperação técnica para essas secretarias.
Fonte: Mais Goiás