Pesquisa do Inep sobre situação do aluno na educação básica termina na quarta-feira (7)

A Federação Goiana de Municípios (FGM) alerta aos gestores de educação que as escolas de educação básica têm até as 23h59 (horário de Brasília) da próxima quarta-feira, 7 de abril, para enviar as informações referentes à segunda etapa do Censo Escolar 2020. Para a coleta da Situação do, o Inep desenvolveu um formulário específico, com o objetivo de apurar informações sobre as estratégias adotadas pelas escolas para lidar com os desafios relacionados aos impactos da pandemia de coronavírus no sistema educacional brasileiro.
No dia o5 de abril, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recebeu dados de 85,91% de matrículas que já tiveram a informação de rendimento e movimento declaradas ao Sistema Educacenso. Essa etapa da pesquisa estatística apura informações sobre a chamada Situação do Aluno, para verificar o movimento e rendimento dos estudantes, ao término do ano escolar. A partir desses dados, é possível mensurar quantos foram aprovados, reprovados, abandonaram a escola ou faleceram ao fim do ano letivo.
Nesse sentido, o resultado da pesquisa também será importante para elaborar estratégias e políticas alinhadas às consequências da crise sanitária no ensino e na aprendizagem.
No ano de 2020, o Censo registrou 47,3 milhões de matrículas, nas 179.533 escolas de educação básica mapeadas. Dessas instituições, 100.338 (55,89%) responderam à pesquisa “Resposta educacional à pandemia de COVID-19 no Brasil” até segunda-feira. O prazo para preenchimento do formulário também vai até esta quarta. O procedimento deve ser feito por meio do Sistema Educacenso. 
Data de referência – Nesta edição do Censo Escolar, o Inep alterou a data de referência da pesquisa, de maio para março, em virtude da pandemia e da interrupção das atividades presenciais na maior parte das escolas. Com isso, vale destacar que os resultados da primeira etapa retratam a situação das escolas em um contexto anterior à crise sanitária, não refletindo, ainda, o impacto do coronavírus na educação. Nesta segunda etapa, em andamento, o instituto apura, entre outras questões, dados que possuem relação com as consequências da pandemia. Os resultados da segunda etapa serão publicados em junho. Já a primeira parte do censo foi divulgada pelo Inep em janeiro.
Censo Escolar – Principal pesquisa estatística da educação básica, o censo é coordenado pelo Inep e realizado, em regime de colaboração, entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional. A pesquisa coleta dados com base nos documentos administrativos das escolas e redes de ensino, por meio do Sistema Educacenso.
Acesse o formulário “Resposta Educacional à pandemia de Covid-19 no Brasil”
Acesse o Manual de Preenchimento do Formulário
Acesse a Cartilha do Módulo Situação do Aluno 2020
Saiba mais sobre a coleta da Situação do Aluno 2020
Assista à live sobre como declarar os dados da 2ª etapa
Saiba mais sobre o Censo Escolar
Fonte: FGM com dados do Inep